CI realiza colação de grau de alunos de Ciência da Computação

Durante a cerimônia, a láurea acadêmica “Destaque da Graduação” foi conferida ao estudante Rubens Soares Correia, escolhido pelo seu grande desempenho

O Centro de Informática (CI) da UFPB realizou, na sexta-feira (5), a cerimônia de colação de grau dos alunos do curso de Ciência da Computação que concluíram a graduação no período 2014.1. A sessão solene ocorreu no auditório da UFPB virtual, foi presidida pelo diretor do CI, Guido Lemos, tendo como paraninfo geral o professor Hamilton Soares da Silva, e como patrono o professor Lucídio Cabral.

Durante a cerimônia, a láurea acadêmica “Destaque da Graduação” foi conferida ao estudante Rubens Soares Correia, escolhido entre os concluintes por ter sido aprovado em todas as disciplinas do curso e alcançado um coeficiente de rendimento escolar superior a 8,0.

Na ocasião, o estudante Rodrigo Loureiro Parente, orador da turma, saudou os colegas falando que o convívio com professores e estudantes lhe revelou que o conhecimento compartilhado é fundamental para o crescimento profissional. “A vida é uma teia de matéria e energia”, disse, ao reforçar a importância das relações interpessoais para que qualquer projeto profissional seja bem sucedido. Ressaltou, também, que a escolha pela área da computação se deu depois de haver frequentado outros cursos da instituição, o que, na sua opinião, foi decisivo para a opção pela informática.

O diretor do CI, Guido Lemos, disse aos novos bacharéis que durante a prática profissional no mercado de trabalho não deixem de exercer a responsabilidade social que deve nortear a carreira de todos os egressos da universidade. Ele disse que a preocupação com a função social deve ser constante naquele profissional que obteve sua formação numa instituição pública, visto que a universidade espera que ele atue visando não apenas a remuneração e atingir novos degraus na carreira, mas que também tenha a consciência de estar trabalhando pelo bem comum.

Em seu pronunciamento, o paraninfo geral, professor Hamilton da Silva, enfatizou que a universidade é também uma escola da vida, lugar de desafios e experiências.  “Não se deixem abater por eventuais fracassos. A vontade de vencer é que faz sentido e a vitória deve servir de exemplo para os seus descendentes”, afirmou o professor, adiantando que a beleza da vida está na luta.

A reitora da UFPB, Margareth Diniz, foi representada na cerimônia pela professora Marilene Salgueiro. Na saudação aos concluintes ela parafraseou o educador Paulo Freire para expressar o contexto atual de vida dos estudantes e também as futuras missões. Marilene afirmou que homens e mulheres estão sempre em busca do conhecimento e em processo de evolução. Por isso, completou, nunca deixem de sonhar.

Os novos bacharéis em Ciência da Computação são Carlos André Correia, Eduardo Queiroga, Iron Araújo Júnior, Murilo Frade Medeiros, Raul Correia Muniz, Rodrigo Loureiro Parente e Rubens Soares Correia. A mesa do cerimonial foi integrada pelos professores Guido Lemos, Hamilton Soares da Silva, Marilene Salgueiro, Daniela Coelho Pereira e Lucídio Cabral. A mestre de cerimônia foi a servidora Suzana Guerra.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Centro de Informática