UFPB investe em mais transparência em seu novo Portal

Qualquer cidadão pode e deve acompanhar os gastos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para isso, basta  acessar a página da instituição (www.ufpb.br) e olhar no canto direito da tela o link transparência. A lupa indica o caminho para saber em que foi aplicado o dinheiro público destinado à UFPB, centavo por centavo.

“Essa informação já existia, no Portal da Transparência, mantido pela Presidência da República, através da Controladoria Geral da União (CGU). O que estamos fazendo é divulgar ainda mais essa informação”, afirmou o pró-reitor de Administração da UFPB, Marcelo de Figueiredo Lopes.

O novo serviço no site da UFPB começou há pouco mais de uma semana. Todos os gastos da instituição estão distribuídos em nove unidades gestoras (UG): Biblioteca Central; Centro de Ciências Agrárias; Centro de Ciências Exatas e da Natureza; Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias; Hospital Universitário Lauro Wanderley; Laboratório de Tecnologia Farmacêutica; Universidade Federal da Paraíba; Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e Prefeitura Universitária. Para cada unidade que for selecionada são sintetizados os pagamentos, segundo os elementos de despesas (equipamentos e materiais permanentes, materiais de consumo, diárias, serviços de terceiros – pessoas físicas e jurídicas, etc.).

Ao procurar o detalhamento dos gastos em qualquer um dos elementos de despesas o interessado é dirigido para o Portal da Transparência do Governo Federal que ali relaciona todos os beneficiários dos pagamentos daquele tipo de despesa feitos por aquela UG.  Selecionando um determinado beneficiário, a informação alcança o nível de cada pagamento, especificando os dados da ordem bancária correspondente, bem como a nota de empenho em que são mostrados os materiais adquiridos ou os serviços prestados

“A Universidade Federal da Paraíba não tem pessoal suficiente para disponibilizar, de forma independente, todas essas informações. Então, divulgar o Portal da Transparência é a maneira mais prática para que nossos gastos possam ser acompanhados por qualquer cidadão. E o melhor de tudo, é que o trabalho é apresentado de forma isenta, já que é realizado por técnicos do governo federal”, explicou o pró-reitor de Administração, Marcelo Lopes.

Os valores expostos no portal são de despesas pagas, ou seja, não estão incluídos os empenhos. “Em breve ampliaremos esse serviço, disponibilizando também informações como os orçamentos internos e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, informou.

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias