Agentes da Emlur participam de oficinas de inclusão digital

Parceria UFPB/Emlur desenvolve projeto de extensão A inclusão digital dos agentes de limpeza urbana e dos agentes ambientais da coleta seletiva de lixo

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), está executando oficinas através do projeto de extensão intitulado “A inclusão digital dos agentes de limpeza urbana e dos agentes ambientais da coleta seletiva de lixo da cidade de João Pessoa”. Esse projeto é coordenado pelo professor Júlio Afonso Sá de Pinho Neto (Decom/PPGCI/UFPB) e está oferecendo seis oficinas de inclusão digital e um curso de informática básica para agentes de limpeza da Emlur e também para agentes ambientais da coleta seletiva de lixo da cidade de João Pessoa.

O projeto – cuja equipe é composta pelo professor coordenador e mais quatro alunos bolsistas – conta com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e tem com objetivo estimular experiências de inclusão digital consideradas essenciais para promover o desenvolvimento local e setorial, com ênfase na maior inserção social, produtiva e inovativa dos cidadãos domiciliados no Estado da Paraíba.

As atividades do Projeto tiveram início sábado (6), com a abertura da Oficina de Navegação na Internet e contou com a participação de 19 agentes de limpeza e de 6 agentes ambientais da coleta seletiva. Para a Chefe da Divisão de Estudos e Pesquisa da Emlur, Elma Xavier, presente na ocasião da abertura dos trabalhos, a inclusão ao meio digital é um facilitador do acesso a diferentes formas de expressão e exercício de cidadania para os agentes. Segundo ela, “as oficinas e o curso de informática oferecem instrumentos que podem fortalecer e ajudar a defender as vozes e reivindicações de um setor marginalizado da sociedade”.

O projeto conta, ainda, com a participação do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPB que contribuiu com a infraestrutura necessária à realização das oficinas e curso de informática.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria