UFPB realiza 4º Trote Verde para calouros

O Trote Verde consiste no replantio de espécies nativas da mata atlântica por calouros da UFPB. A previsão é de que 350 mudas sejam plantadas até o fim do ano. O plantio começa às 9h desta quinta-feira (11), a partir das 8h30 nas imediações da Prefeitura Universitária, próximo à Reitoria.

O Ato Público consiste no plantio simbólico de mudas pelo Vice-Reitor, Eduardo Rabenhorst e autoridades presentes, entre as quais, o secretário de Meio Ambiente da PMJP, Edilton Rodrigues Nóbrega. Durante o plantio, além das boas-vindas aos calouros, as autoridades comentarão sobre a importância de cuidar do meio ambiente e o papel que a UFPB vem assumindo neste campo.

Durante o Trote também será instalado mais um Corredor Ecológico Artificial (ponte de corda) que permitirá a conexão entre as copas das árvores dos fragmentos de mata atlântica pertencentes à instituição.

O TROTE VERDE

O evento é realizado através de uma parceria entre a Comissão de Gestão Ambiental da UFPB e Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), a qual é responsável pelo fornecimento das mudas e envio de técnicos do Viveiro Municipal para, através de práticas pedagógicas, informar aos alunos sobre a espécie que está sendo plantada, a técnica de quebra de dormência adotada, sua procedência e importância para o ecossistema.

Mais de 10 Centros Acadêmicos (CAs) da UFPB agendaram o plantio. A página da Comissão de Gestão Ambiental (www.ufpb.br\cga) continua recebendo inscrições de representantes de CAs. Nesta página a comunidade acadêmica e interessados podem encontrar informações sobre as ações que a UFPB vem desenvolvendo para tratar seu passivo ambiental.

Desde o início do projeto Trote Verde, em 2013, já foram plantadas mais de 1.000 mudas em toda UFPB.

Ascom - Bob Vagner c/ CGA