Concerto da OSUFPB Metais será em forma de BIG BAND

Depois de duas semanas de recesso universitário, os concertos da OSUFPB voltam a acontecer nesta sexta-feira (12). Desta vez será a OSUFPB Metais, que se apresentará em forma de Big Band. Como ocorre toda semana, o concerto será realizado na Sala Radegundis Feitosa, às 20h, no Campus I da UFPB, ao lado do portão central da instituição, com entrada franqueada ao público em geral.Vinte minutos antes do início do concerto o maestro faz pequena explanação sobre o repertório para o público presente.

Neste concerto, a OSUFPB Metais será especialmente formada por integrantes da Rubacão Jazz, um projeto de extensão universitária sob a liderança do Maestro Alexandre Magno, envolvendo alunos dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música da UFPB nas áreas de trompete, trombone, saxofone, guitarra, piano, baixo, bateria e percussão. Com histórico diretamente ligado a big band, ao Jazz e suas vertentes, o Maestro Alexandre Magno explora, em seu projeto, linguagens que envolvem ritmos brasileiros (samba, bossa nova, choro, frevo, maracatu, caboclinho), com o intuito de promover interação entre o mundo acadêmico e músicos das comunidades locais e regionais.

A regência ficará sob a batuta do maestro Chiquito, bacharel em trompete pela UFPB e fundador da longeva big band paraibana Metalúrgica Filipéia. No repertório serão contemplados clássicos que se eternizaram através de grandes orquestras, como “El Manisero” (Moisés Simons) e outras músicas de ritmos variados, prevalecendo a obra de compositores brasileiros como Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Sivuca. Também serão contemplados no repertório o compositor paraibano João Linhares e o próprio maestro Chiquito, que assina duas músicas. O concerto terá também a participação especial de Helinho Medeiros, professor do curso sequencial de música do Departamento de Música (DEMUS).

Até o final do ano serão treze concertos da OSUFPB e seus segmentos, somando um total de vinte e sete apresentações em 2014, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa (CCTA-UFPB). Este é um trabalho do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical da instituição. Na coordenação do LAMUSI está o professor Heleno Feitosa 'Costinha'. A OSUFPB tem coordenação da professora Luceni Caetano. O Regente Titular é o Maestro Marcos Arakaki.

O REGENTE CONVIDADO

Francisco Fernandes Filho, o maestro CHIQUITO, nasceu em Santa Luzia, interior da Paraíba, iniciando-se logo cedo na música através de participações em eventos onde prevaleciam manifestações culturais nordestinas. Em sua trajetória de mais de trinta anos, integrou desde o Coco de Roda de Mané de Bia até a Orquestra Sinfônica da Paraíba, passando ainda por orquestras de frevo, bandas de baile, grupos de dança, orquestra sanfônica, charangas, Ala-ursas, escolas de samba, grupos de forró, etc.

Aprendeu as primeiras notas musicais na Banda de Música 23 de maio, em sua cidade natal, com o maestro Ernani da Veiga Pessoa. Bacharelou-se em trompete pela UFPB com o professor Gerard Hostein.

Fundou e participou da fundação de vários grupos na Paraíba: Orquestra Metalúrgica Filipéia, Clã Brasil, Orquestra PB-Jazz, Orquestra Sanfônica do Cariri, Orquestra Toque de Vida, Charanga Baraúna, Conjunto Os Gênios, entre outros.

Rubacão Jazz

A Rubacão Jazz, criada em 2013, é um projeto de extensão da UFPB, coordenado pelo professor Alexandre Magno, do DEMUS. O grupo tem formação de Big Band (orquestra de origem americana contendo trompetes, trombones, saxofones, guitarra, piano, baixo, bateria e instrumentos de percussão). A Rubacão Jazz toca ritmos que variam do Jazz ao Frevo.

Em 2014, a big band realizou a abertura da segunda temporada da OSUFPB, em 9 de Maio, tocando ainda na comemoração dos 90 anos da escola de Agronomia da UFPB, Campus Bananeiras/PB, entre outros. O grupo está programado para participar da abertura e encerramento do Festival de Música de Dourados (MS) em outubro.

O professor Alexandre Magno, fundador da Rubacão Jazz, tem participado como performer em big bands no Brasil e Estados Unidos. Como diretor musical, foi fundador da Banda Pequi, um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), já em seu 14º ano de existência.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7123.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do DEMUS