Rosa Furtado participa de Fórum Universitário na UFPB

A Doutora Rosa Furtado, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, será a interventora do Fórum Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) discorrendo sobre o pensamento político e econômico de Celso Furtado. O Fórum acontece no dia 16 de setembro, Auditório 411 do CCHLA, às 19h.

Na ocasião Rosa Furtado estará fazendo o lançamento dos mais recentes livros organizados por ela sobre Celso Furtado que são: Obra Autobiográfica de Celso Furtado e Os anos de Formação (1938/48).

A visita da viúva de Celso Furtado à Paraíba foi organizada pelo coordenador do Fórum Universitário, professor Iedo Fontes, e contou com apoio da Secretaria de Cultura da Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Biografia

Rosa Freire D’Aguiar Furtado é carioca e jornalista. Repórter da revista Manchete nos anos 70, correspondente em Paris das publicações da editora Bloch e da revista IstoÉ nos anos 70 e 80, quando estendeu seu trabalho a Espanha, Portugal e Oriente Médio. Desde 1986 trabalha no mercado editorial, tendo traduzido do francês, espanhol e italiano cerca de cem títulos de autores como Lévi-Strauss, Louis-Ferdinand Céline, Vargas Llosa, Ernesto Sabato, Balzac, Calvino, Stendhal, George Pérec, Michel de Montaigne, Pierre Bourdieu. Recebeu entre outros prêmios o Jabuti de tradução em 2009 e o União Latina de Tradução Científica e Técnica em 2001; é autora de “Mémória de Tradutora”(2004); editora, entre outros, da “Edição comemorativa de formação econômica do Brasil”, de Celso Furtado (2009), de “Essencial Celso Furtado” (2012). Criou e dirige desde 2008 a coleção Arquivos Celso Furtado, pela qual já publicou seis livros , sendo o mais recente “Anos de Formação 1938-1948” (2014). É presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)