Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia recebe inscrições

Podem ser feitas até 10 de outubro; os prêmios serão oferecidos nas categorias: iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador e integração

Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores da Universidade Federal do Paraíba (UFPB) podem se inscrever, até 10 de outubro, no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia Edição 2014, que tem como tema “Popularização da Ciência”. O Prêmio é organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O prêmio é dividido em quatro categorias: iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador e integração. Os primeiros colocados receberão de 2 mil a 10 mil  euros para desenvolver os seus trabalhos. O valor total da premiação é de 20.500 euros, mais troféus e placas.

A categoria “iniciação científica” permite inscrição individual ou por equipes de estudantes do ensino médio, inclusive da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tenham no máximo 21 anos.

“Estudante universitário” é uma categoria de premiação individual, para estudantes do ensino superior (graduandos), sem limite de idade. A categoria “jovem pesquisador” também é individual e voltada a pesquisadores graduados com no máximo 35 anos até 10 de outubro deste ano.

Por outro lado, a categoria “integração” destacará equipes de pesquisadores graduandos, sem limite de idade. Cada equipe deve ser composta por pelo menos dois pesquisadores residentes em países membros ou associados ao Mercosul, de nacionalidades ou naturalidades diferentes.

O objetivo do Prêmio é de reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia Edição 2014 conta com o apoio institucional da Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a  Cultura (Unesco) e patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

As inscrições deverão ser feitas até às 18h do dia 10 de outubro, para todas as categorias, pelo endereço eletrônico www.premiomercosul.cnpq.br.

Mais informações pelo telefone (61): 3211-9341.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo