Reitora inaugura Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS)

Atendimentos médico, odontológico, fisioterápico, psicológico, entre outros, fazem parte agora das especialidades que estão sendo desenvolvidas pelo Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), inaugurado na manhã desta segunda-feira (15), no Centro de Ciências da Saúde do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pela Reitora Margareth Diniz.

O evento ocorreu no Auditório do CCS onde a professora Virgínia Lúcia de Siqueira Melo, Assessora Especial da Reitoria, fez os agradecimentos aos que contribuíram para a instalação e edificação da sede do CRAS, explicando que o mesmo “é um órgão suplementar da Reitoria de atendimentos à saúde dos membros da comunidade universitária e seus dependentes, que engloba a atenção médico-ambulatorial em clínica médica em diversas especialidades como ginecologia, oftalmologia, geriatria, pediatria, reumatologia, endocrinologia, pneumologia e outras.” Segundo ela, os casos que requerem outras especialidades são encaminhados ao Hospital Universitário, onde também são realizados os exames laboratoriais e de imagem.

Em sua fala, a Reitora Margareth Diniz também agradeceu aos que contribuíram para a realização do CRAS que, afirmou, no médio prazo deve atender em torno de cem mil pacientes, dando assim cobertura ambulatorial aos docentes, servidores técnico-administrativos, ativos e aposentados, e respectivos dependentes, além de alunos e pessoal terceirizados dos cinco campi universitários.

Além da Reitora e da assessora Virgínia Melo, estiveram presentes a Coordenadora do CRAS, Cabiará Uchôa, a Chefe de Gabinete da Reitoria, Aline Monte, o Diretor e o vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde, Reinaldo Almeida e João Euclides, a Gerente em Atenção à Saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), Flávia Pimenta, o Diretor do Sintesp, Rômulo Xavier, diversos Pró-reitores e assessores, além de alunos, professores e funcionários da UFPB.

CRAS

Na sequência da instalação e inauguração da sede do CRAS, a direção da UFPB pretende viabilizar a instalação de Unidades Básicas de Saúde nos Campi de Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape, para a atenção de serviços básicos. Os pacientes que necessitarem de atenção especializadas, serão encaminhados ao CRAS em unidades móveis para os procedimentos de rotina, conforme diagnóstico médico.

Na fase subsequente, tem-se como propósito implantar um serviço de homeopatia e práticas interativas, acupuntura e medicina alternativa.

Informações em relação ao Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) podem ser obtidas pelo telefone 3216-7894.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)