Evento enfoca extensão popular e atenção básica em saúde

Começa na sexta-feira, quatro de novembro, às 18h, no auditório da Escola Técnica de Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus de João Pessoa

O Projeto de Extensão "Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde - PINAB", do Departamento de Nutrição/UFPB, realizará a Quinta Roda de Diálogos de Extensão Popular e Promoção da Saúde e a Oitava Mostra do PINAB na UFPB. O evento começa na sexta-feira (4) às 18h, e prossegue no sábado(5), das 8h às 17h, no auditório da Escola Técnica de Saúde do Centro de Ciências da Saúde (ETS/CCS), Campus de João Pessoa,  com o tema "Educação Popular e Promoção da Saúde:  desafios e experiências para  a saúde da Família”.

O evento é uma realização do Projeto Práticas Integrais na Atenção Básica em Saúde e tem o apoio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac).

O encontro começa na sexta-feira (4), das 18h às 20h, com a mesa redonda com o tema “Educação Popular e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na Saúde da Família: reflexões a partir de uma experiência” e Exposição de vídeo do PINAB, com as presenças da Coordenadora do PINAB, Beatriz Dantas; estudante do Projeto PINAB, Nayara Cavalcanti; Maria das Dores Costa Brito da Comunidade Boa Esperança; e de um representante da Unidade de Saúde da Família Vila Saúde.  Os debatedores do tema são representantes da: Reitoria; Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; Direção do Centro de Ciências da Saúde e Assessoria de Extensão; e Chefia do Departamento de Nutrição. O primeiro dia do encontro será encerrado com uma confraternização e apresentação cultural.

No sábado (5), o encontro começa às 8h, com a Vivência de Cenopoesia “Extensão Popular é Saúde”. A partir das 9h o evento prossegue com três rodas de conversas enfocando os temas: “Educação Popular e Atenção às Gestantes: experiências a partir da organização de grupos”; das 10h30 às 12h: “Espaços para a participação popular e gestão participativa nas Unidades de Saúde da Família: contribuições da Extensão popular”; e, finalmente, das 14h às 16h: “Alimentação saudável na Escola: desafios a partir de experiência de Educação Popular”.

O evento pretende propiciar o encontro dos diversos atores sociais que protagonizam interações ensino-serviço no Estado da Paraíba e também em nível nacional. Acolherá, portanto, estudantes e docentes universitários de todos os níveis de formação, trabalhadores de saúde e educação, gestores de saúde e educação, conselheiros de saúde, membros de comunidades populares e de movimentos sociais.

As inscrições gratuitas poderão ser realizadas até o dia 4 de novembro (ou na ocasião do evento), presencialmente no Departamento de Nutrição da UFPB (83 - 3216-7499), no período da manhã, ou virtualmente, pelo endereço eletrônico: pinab.ufpb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo