OSUFPB/formação completa faz concerto na Sala Radegundis

A apresentação terá como convidado o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular e diretor artístico da OSPB; contará como solista a pianista Luciana Noda

A OSUFPB – Orquestra Sinfônica da UFPB fará concerto nesta sexta-feira (19), desta vez com sua formação completa. Os concertos da Orquestra acontecem sempre às sextas-feiras, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica ao lado da entrada principal do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Departamento de Música (Demus). Vinte minutos antes do início do concerto, o maestro faz pequena explanação sobre o repertório para o público presente. A entrada é gratuita e aberta para o público em geral.

O concerto desta sexta terá como regente convidado o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Paraíba – OSPB e contará como solista a pianista Luciana Noda, professora de piano do Departamento de Música da UFPB e com vasta experiência camerística, já atuando como solista em várias outras orquestras no Brasil e no exterior.

O repertório do concerto contemplará obras de Leos Janacek, W. A. Mozart, Claude Debussy, Felix Mottl e Scott Joplin.

Até o final do ano serão mais doze concertos da OSUFPB e seus segmentos, explorando diversas formações diferentes, como cordas, metais, percussão, além da OSUFPB Jovem e a OSUFPB Pop, que promove amplo diálogo com a música popular. Ao todo são vinte e sete apresentações em 2014, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa (CCTA-UFPB).

Este é um trabalho do Laboratório de Música Aplicada da UFPB (LAMUSI) em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical da instituição. Na coordenação do LAMUSI está o professor Heleno Feitosa 'Costinha'. A OSUFPB tem coordenação da professora Luceni Caetano. O Regente Titular é o Maestro Marcos Arakaki.

Luiz Carlos Durier – Regente convidado

Natural de João Pessoa, Durier é diretor artístico e regente titular da OSPB desde setembro de 2013 e há dezessete anos está à frente da OSPB Jovem.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Na Escola de Música Anthenor Navarro (EMAN), lidera, desde 1991, atividades de educação musical como professor de musicalização, viola, música de câmara e regência.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos.

No ano de 2012 recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

Luciana Noda – solista convidada

É Doutora e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). Estudou no Brasil com Maria José Carrasqueira, Yara Bernette, Ney Fialkow e Cristina Capparelli Gerling. Na Europa estudou com Roy Rowat, Dalia Ouziel e Luis Carlos de Moura Castro. Pianista premiada, em 1995 estreou internacionalmente em Girona, Espanha, acompanhada pela Orquestra de Cambra de L’Empordá, sob a regência do Maestro Carles Coll.

No Brasil, foi solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra de Câmara do IA da UNESP e Orquestra de Câmara L’Estro Armonico. Atuou como camerista durante dez anos em São Paulo.

Atualmente reside em João Pessoa e é professora de Piano do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba e professora da subárea de Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição. Recitalista atuante por todo Brasil, é membro fundadora da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM) e, com regularidade, tem apresentado resultados de suas pesquisas em congressos nacionais e internacionais da área da Música, promovendo especialmente a música brasileira de concerto.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7143.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do LAMUSI/CCTA