Ciência da Computação do CI está entre os 10 melhores do país

Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) avaliou o Curso de Graduação do Campus de João Pessoa entre os melhores, no item Qualidade de Ensino

No item “Qualidade de Ensino”, o Curso de Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CI), da UFPB, Campus de João Pessoa, está entre os 10 melhores do país. A avaliação consta na edição 2014 do Ranking Universitário Folha de São Paulo (RUF), publicada este mês.

Segundo a pesquisa, o curso de Ciência da Computação do CI se coloca em 2º lugar, em nível de Nordeste, e se destaca como o melhor da Paraíba.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha, desde 2012. A pesquisa analisou 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: Pesquisa, Internacionalização, Inovação, Qualidade de Ensino e Mercado.

Na avaliação do chefe do Departamento de Informática, Hamilton Soares, esse mérito deve ser creditado ao trabalho e dedicação dos professores do Curso de Ciência da Computação, assim como à excelente qualificação da equipe que, em sua grande maioria, tem doutorado em suas áreas de atuação.

O professor também atribuiu esse reconhecimento nacional aos laboratórios do CI, que proporcionam um aperfeiçoamento na formação dos alunos, permitindo uma experiência na pesquisa e extensão universitárias, ainda no período da graduação. Ele também destacou que os alunos de Ciência da Computação têm participado, cada vez mais, de programas de intercâmbio internacional como Ciência sem Fronteiras, o que contribui para a expansão dos horizontes acadêmicos dos estudantes.

A coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Daniela Coelho Batista Pereira, disse que não teve acesso à metodologia da pesquisa realizada pelo Ranking de Cursos da Folha de São Paulo, mas acredita que a alta qualificação dos professores contribuiu para esse resultado bastante positivo. Além de ressaltar a importância dos estágios em laboratórios do CI como um fator decisivo para a complementação da formação, ela também atribui a décima colocação ao número elevado de publicações científicas dos estudantes.

O Curso de Ciência da Computação foi criado no ano de 1985, por iniciativa do professor Raimundo Gouveia Filho. Hoje, o curso tem 387 alunos ativos e realizou 291 matrículas no semestre 2014.2.

Saiba mais sobre a pesquisa no link:http://ruf.folha.uol.com.br/2014/rankingdecursos/cienciadacomputacao/.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Centro de Informática