Professor garante: “A UFPB é líder em inovação de softwares”

O professor Petrônio Athayde Filho, Diretor Presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA UFPB), órgão ligado à Reitoria da instituição, levantou questionamentos em relação aos critérios como o Ranking Universitário Folha (RUF) aufere pontuação às diversas instituições de ensino público no país. Segundo ele, a UFPB é líder em inovação de softwares, o que é desconsiderado pela avaliação do RUF.

Recentemente, argumenta o dirigente da INOVA UFPB, a Folha de São Paulo (FOLHA) publicou um ranking de todas as universidades brasileiras (Ranking Universitário FOLHA 2014 – RUF). No quesito inovação a UFPB foi classificada em 29ª colocação, atrás da UFPE (11ª), UFBA (14ª), UFRN (21ª), UFS (26ª) e UFC (27ª). Ou seja, nos consideraram a 6ª do Nordeste em inovação. Em anos anteriores a UFPB ficou em 28º lugar em 2012 e em 27º lugar em 2013. O que houve então?

Questionada pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), a respeito dos critérios de avaliação de inovação, a FOLHA afirmou que só contabilizava os pedidos de patentes depositados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Seriam as patentes às únicas formas de inovação consideradas e protegidas pelo INPI? O que dizer, por exemplo, dos programas de computador (softwares)? Atualmente o INPI protege marcas, patentes, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografia de circuitos integrados.

Dentre as modalidades de proteção poderíamos descartar “marcas” e “indicações geográficas”, pois a primeira é destinada a distinção de um produto ou serviço prestado no mercado, enquanto que a segunda requer a proteção por meio da ação de cooperativas de produtores e governo. Desta forma, essas modalidades de proteções não fariam sentido nas universidades. Já as proteções por “desenho industrial” e “topografia de circuito integrado” ainda são subutilizadas por boa parte das universidades brasileiras. De acordo com a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Nordeste (Rede NIT Nordeste), tais proteções são raras entre universidades nordestinas. Desta forma restam patentes e programas de computador.

Caso fossem contabilizadas apenas as proteções na modalidade “programa de computador”, a UFPB seria a primeira colocada com 22 proteções já registradas! A UFBA seria a segunda colocada com 14 proteções, a UFS terceira com 11, a UFPI quarta devido aos 08 registros e a UFPE com 07. A UFRN e a UFC contabilizaram apenas 02 proteções cada, enquanto que a UFAL detém apenas 01 (vide quadro a seguir):

Tabelas 1 – Ranking por Softwares no Nordeste.

Posição:

Quantidade deSoftwares:

IFES*:

UFPB

UFBA

UFS

UFPI

UFPE

UFRN

UFC

UFAL

* - IFES: Instituição Federal de Ensino Superior.

Ou seja, a UFPB pode ser considerada, entre as IFES nordestinas, a universidade que mais inovou em softwares, mantendo boa vantagem em desenvolvimento e registro nessa modalidade de proteção tecnológica no INPI.

Caso fossem contabilizadas ambas as formas de proteção (patentes e programas de computador) a UFPB deixaria a 6ª colocação, entre as IFES do Nordeste, e passaríamos para a 3ª colocação; atrás apenas da UFPE (108 proteções) e da UFBA (92 proteções) no período analisado pela FOLHA (ver quadro a seguir):

Tabela 2 – Somatório Tecnológico das IFES do Nordeste.

Posição:

Patentes:

Softwares:

Somatório:

IFES:

UFPE

UFBA

UFPB

UFRN

UFS

UFC

UFPI