TV UFPB instala novo equipamento para ser canal aberto

Em mais um passo a caminho da transmissão em canal aberto, a TV UFPB instalou seu novo centro exibidor. O equipamento digital foi instalado na semana passada, no prédio do Pólo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e segue padrão de qualidade da TV Brasil.

O equipamento foi obtido com recursos próprios da instituição e segue o padrão técnico utilizado pela TV Brasil, operando com tecnologia SD – SDI, que atende aos formatos Standard Definition e High Definition (HDTV).

Os dispositivos foram adquiridos junto à Floripa Tecnologia, de Santa Catarina, uma das maiores empresas do setor no Brasil, que não só montou os aparelhos, como também ofereceu aos técnicos da TV treinamento completo para uso dos dispositivos, bem como dos softwares desenvolvidos para este sistema, que possibilita operação remota do exibidor.

A nova tecnologia, que utiliza sistemas tapeless (que dispensa fitas), substituiu os antigos videotapes e switches, simplificando, com grande eficácia, o trabalho dos operadores de controle mestre, pois reduz a quantidade de equipamentos da cadeia de transmissão ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades técnicas. Um exemplo disso é a mesa de controle mestre BrandMaster, que acompanha o conjunto. Ela oferece funções de comutação de até 16 canais, além de permitir inserções de grafismos e caracteres estáticos e animados, cooperando com a identidade visual da emissora.

Vantagem tecnológica

Além de obedecer às indicações da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a escolha desta tecnologia se deu por conta de seu custo-benefício e potencialidades, uma vez que já é dimensionada para atender a uma futura migração da TV para transmissão digital. De acordo com Paulo Lages, coordenador técnico e de operações da emissora, a TV UFPB adquiriu um equipamento que possui a mesma tecnologia utilizada pelas maiores televisões do Estado, se posicionando no mesmo nível tecnológico de exibição. “Além disso, esses equipamentos têm uma vida útil estimada em 10 anos, período em que não há previsão de mudanças significativas no setor”, ressaltou.

O novo centro exibidor proporciona ainda vantagens que vão além da qualidade e da fácil operacionalidade. Segundo o coordenador de programação da TV UFPB, Júnior Pinheiro, o sistema gerencia conteúdo e o armazenamento da produção de tal forma que facilita a organização da grade de exibição. “Isso permite o uso racional do espaço reservado pela TV Brasil à programação local, o que significa, na prática, mais espaço de fato para nossa produção”, acrescentou.

Foto: Felipe Matheus

Agência de Notícias da UFPB