LENHS-UFPB lança 7 livros dia 30 na UNISE/RJ

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S/A, estarão promovendo o lançamento de 7 livros no próximo dia 30, no Auditório da Universidade Corporativa da Eletrobras – UNISE, no Rio de Janeiro.

Frutos de parceria entre a UFPB e a Eletrobras, esses livros têm como autores/tradutores, professores da Universidade Federal da Paraíba com atuação no Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS), reconhecidamente um dos mais atuantes em todo o país.

O professor Heber Pimentel Gomes, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia, Coordenador do LENHS e autor de alguns desses livros, todos editados pela Editora UFPB, é quem representará a UFPB no evento, cuja programação acontecerá das 9 às 12hs.

Livros

Os livros a serem lançados neste próximo dia 30 na UNISE, no Rio de Janeiro, são:

. SISTEMAS DE BOMBEAMENTO – Eficiência Energética

. MANUAL DE SISTEMAS DE BOMBEAMENTO – Eficiência Energética

Heber Pimentel Gomes e Paulo Sérgio O. de Carvalho (organizadores)

. PERDAS DE ÁGUA – tecnologias de controle

Saulo de Tarso M. Bezerra e Peter Batista Cheung

. MODELO DE GESTÃO DE DRENAGEM URBANA

Tradução do LENHS

. AVALIAÇÃO ECONÕMICA – Eficiência Energética

. ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Informação para Eficiência Hidroenergética

José Almir Rodrigues Pereira e Marise Teles Condurú

. SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO – Eficiência Energética

Heber Pimentel Gomes

De acordo com o Coordenador de LENHS – UFPB, “a parceria entre Eletrobrás e UFPB visou justamente a elaboração e revisão de publicações técnico-científicas, dirigidas aos profissionais das áreas de saneamento e irrigação para a implantação de programas de conservação de energia elétrica e água, bem como o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.”

LENHS

O Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento da UFPB (LENHS UFPB) foi idealizado pelo Prof. Dr. Heber Pimentel Gomes, que através dos seus inúmeros trabalhos desenvolvidos em quase trinta anos dedicados para a área da engenharia hidráulica, conseguiu sensibilizar órgãos de fomento que financiaram um projeto de nível internacional na Paraíba. O LENHS UFPB foi inaugurado oficialmente em 18 de abril de 2008, pela UFPB/FUNAPE/ELETROBRAS.

O LENHS UFPB é um centro de excelência, da engenharia hidráulica, instalado no Centro de Tecnologia da UFPB, Campus I, numa área física de aproximadamente 700m2. Além da área física necessária ao desenvolvimento das pesquisas e experimentos, também conta com um corpo de profissionais altamente qualificados, tendo como carro chefe a utilização de novas tecnologias para conceber, reabilitar e gerenciar sistemas de abastecimento de água, sob a égide da eficiência energética.

Ascom - Reitoria(Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)