Semana do Economista será realizada no Campus I da UFPB

Dentro da programação estará acontecendo a XI Jornada Acadêmica de Economia que vai apresentar trabalhos desenvolvidos por professores e alunos

Começa nesta segunda-feira (22), às 19h, com a palestra “O papel da Sudene no Desenvolvimento Regional”, a Semana do Economista 2014. O palestrante é o Coordenador de Políticas e Projetos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), economista Lautenyr Xavier. A palestra acontece no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I.

Na terça-feira (23), a partir das 9h, a professora Ana Maria Biachi, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), debate a “Metodologia do Ensino em Economia”. À noite, o professor Thompson Mariz, ex-vice-reitor da UFPB e atual secretário de Planejamento e Gestão do Estado, apresenta palestra sobre “Planejamento Público”, também no auditório do CCSA.

Na quarta-feira (24), às 19h, os professores Ademário Félix de Araújo Filho e Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho, ao lado do presidente do Sinduscon-JP, Irenaldo Quintans, debatem os “20 anos do Plano Real”. Ainda na quarta-feira, à noite, acontece o coquetel de lançamento do Escritório Financeiro do Departamento de Economia da UFPB.

Na quinta (25) e sexta-feira (26), dentro da programação da Semana do Economista 2014, acontece a XI Jornada Acadêmica de Economia. O objetivo da jornada é apresentar trabalhos desenvolvidos por professores e alunos de Economia da UFPB sobre diversos temas de interesse da sociedade. O evento termina na sexta-feira (26), com uma atividade cultural, a “Noite Acústica”.

Durante toda a semana, à tarde, acontecerão os minicursos: “Valoração econômica do meio ambiente: fundamentação, instrumentos e aplicações”, ministrado pelo professor Adriano Firmino Valdevino de Araújo; “Matemática Financeira utilizando calculadora financeira e planilha eletrônica”,  ministrado pelo professor Alysson André Oliveira Cabal; “Noções básicas de comércio exterior”, ministrado pela professora Márcia Cristina Silva Paixão; e “Introdução ao mercado de derivados”, ministrado pelo professor Sinézio Fernandes Maia.

A Semana do Economista 2014 é uma iniciativa do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com os cursos de graduação e pós-graduação em Economia da UFPB, o Centro Acadêmico de Economia (Caeco) e o Conselho Regional de Economia (Corecon-PB).

O evento é aberto à comunidade em geral e tem entrada franca. Mais informações:http://www.ccsa.ufpb.br/de/gappe/jornada2014.php.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria