Codisma abre inscrição para curso de Jardinagem/Paisagismo

Será ministrado por Moisés Araújo Cardoso e Samir Gonçalves Fernandes da Costa; as inscrições estão sendo feitas na sede da Codisma, no Campus I

A Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba (CODISMA) está com inscrições abertas para o Curso de Extensão em Jardinagem e Paisagismo. O curso será ministrado em 24 encontros, sendo duas vezes na semana e duração média de 3 horas por encontro, com aulas todas as sextas-feiras e sábados, das 08h às 11h. As aulas têm início no dia 3 de outubro e se encerram em 20 de dezembro.

As inscrições estão sendo feitas na sede da Codisma localizada no Campus I da UFPB, ao lado do Restaurante Universitário (RU). Para se inscrever é necessário pagar a taxa de inscrição, levar CPF, RG e comprovante de residência. O programa do curso inclui noções de paisagismo, matéria orgânica e adubação, compostagem, estrutura das plantas, classificação das plantas, a rega, a poda, plantio, controle de pragas, hortas e jardins.

O Curso de Jardinagem e Paisagismo será ministrado pelos geógrafos Moisés Araújo Cardoso e Samir Gonçalves Fernandes da Costa. De acordo com os professores, o curso tem por objetivo qualificar e capacitar profissionais (autônomos e funcionários de empresas) e o público em geral a adquirir conhecimentos e técnicas de paisagismo e jardinagem. Ao término, o aluno deverá produzir cenários criativos e agradáveis, além de aplicar técnicas de cultivo, manutenção de plantas e a adequação de espaços para a prática da atividade.

O curso será realizado através de aulas expositivas e práticas onde o aluno será capacitado a elaborar jardins e ornamentações paisagísticas, escolhendo as plantas adequadas a cada situação. Somente receberá o certificado o aluno que tiver frequentado 75% das aulas.

Os Professores

Moisés Araújo Cardoso - Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui curso técnico subsequente (meio ambiente), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), experiências na área de geoprocessamento, ferramentas (SIG), mapeamento, geociências, meio ambiente com ênfase em geografia. Trabalha diretamente com experiência no tratamento de (resíduos sólidos), teve participação e contribuição na pesquisa: percepção ambiental, feita pela empresa de consultoria ambiental (prominer). Tem varias publicações de artigos nas áreas de resíduo sólido, análise de água, meio ambiente e participação em eventos nacionais e internacionais.

Samir Gonçalves Fernandes Costa - Bacharel e licenciado em Geografia pela UFPB, Tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Santa Emília de Rodat  (FAZER). Desde 2011 atua como membro do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sedimentos (UFPB /DEGEOC / LEPAN). Atualmente desempenha atividades na área de geotecnologias (Sistemas de Informações Geográficas, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto, com ênfase em modelagem hidrológica, erosão dos solos e produção de sedimentos) e na área da Educação - aplicação e participação de projetos relacionados ao meio ambiente.

Mais informações sobre o curso de extensão podem adquirir na Codisma ou ligando para (83) 3244-2161/ 9933-2246. No Anexo Marcos Botêlho, através dos seguintes números: 3224-4462/ 8820-2095/ 8714-5614, como também, pelo e-mail:codismapb@gmail.com. Acessando o site: www.portalcodisma.com.br, curtindo a fanpage no facebook: www.facebook.com/codisma ou no twitter: @codismapb.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Codisma