Seminário no CCM/Campus I debate a atenção básica à saúde

Terá a participação de representantes do Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de pesquisadores de vários Estados

Nos dias 29 e 30 deste mês será realizado, no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB) – Campus I, o seminário: “Desafios para a atenção básica e a construção de redes colaborativas universidades-SUS: debates a partir da Avaliação Externa do PMAQ”. A participação é gratuita.

O objetivo do seminário é debater os desafios postos para a atenção básica e a construção de redes colaborativas universidade-SUS, na Universidade Federal da Paraíba.

Terá a participação de representantes do Departamento de Atenção básica do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, além de pesquisadores que realizaram a avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) nos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraíba. Estes pesquisadores, vinculados a diversas universidades, se articularam em torno da Rede Governo Colaborativo em Saúde, iniciativa em parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Ministério da Saúde.

“A Atenção Básica à Saúde, nos últimos anos, tem apresentado inegável ampliação do investimento federal integrado a novas estratégias de gestão, tendo o PMAQ como uma das principais evidências desse processo. Entretanto, existem muitos desafios a superar e, para tanto, se faz ainda mais necessário intensificar a reflexão sobre essas novas medidas. Por ter ocorrido com importante participação das universidades, consideramos que a avaliação externa do PMAQ permite identificar contribuições relevantes tanto para os desafios postos ao SUS como às próprias universidades”, segundo os organizadores.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7616.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria