Ciências Biológicas abrem inscrições para Pós-Graduação

São 10 vagas para Mestrado e oito para Doutorado na área de concentração em Zoologia,  com inscrições  abertas até 24 de novembro na UFPB.

Estão abertas, até o dia 24 de novembro, as inscrições para a Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/UFPB), área de concentração Zoologia, período 2012.1. São oferecidas 10 vagas para o Mestrado e oito vagas para o Doutorado. Os candidatos podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na secretaria do programa, localizada no Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE/CCEN), Campus de João Pessoa.  O processo seletivo está marcado para o período de 12 a 16 de dezembro de 2011.

Para Mestrado e Doutorado, podem se inscrever, respectivamente, graduados e mestres em Ciências Biológicas e áreas afins, conforme especificações do Edital 05/2011. Os candidatos deverão elaborar um anteprojeto (mestrado) ou projeto (doutorado) de pesquisa que se enquadre em uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa: Sistemática, Morfologia e Filogenia; Ecologia de Ecossistemas e Comunidades; Conservação da Biodiversidade; Comportamento Animal e  Genética de Populações.

A seleção para mestrado é composta de: 1) Prova de conhecimentos sobre aspectos biológicos, morfológicos, ecológicos e filogenéticos de todos os grupos zoológicos; 2) Prova escrita de interpretação e/ou tradução de texto em língua inglesa, versando sobre temas biológicos (uso de dicionário permitido); 3) Avaliação do anteprojeto de Dissertação, do histórico escolar e do Curriculum Vitae; 4) Entrevista pública com a Comissão de Seleção, na qual o candidato será argüido sobre seu anteprojeto de pesquisa e assuntos correlatos.

A seleção para doutorado é composta de: 1) Avaliação do Projeto de Tese quanto a sua pertinência, originalidade e exequibilidade; 2) Avaliação do histórico escolar e do Curriculum Vitae do candidato quanto a sua formação acadêmica e produção bibliográfica; 3) Entrevista pública com a Comissão de Seleção, na qual o candidato será argüido sobre seu projeto de pesquisa e assuntos correlatos.

A lista com os documentos necessários para inscrição está disponível no edital, que pode ser baixado na página do programa (www.dse.ufpb.br/zoologia). Na página também existe uma lista dos docentes credenciados e suas respectivas áreas de atuação. Outras informações podem ser consultadas diretamente na secretaria do PPGCB, pelo telefone (83)3216.7025 ou pelo e-mail (secretariappgcb@dse.ufpb.br).

Agência de Notícias da UFPB - com informações do PPGCB