Engenheiros analisam impactos das mudanças climáticas

Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos acontece na UFPB de 1º a 5 de dezembro; as inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 15 de outubro

João Pessoa será sede do 11º Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (ENES), no período de 1º a 5 de dezembro.  O Encontro que acontecerá no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma realização da Comissão de Engenharia de Sedimentos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (CES/ABRH). Este ano, o ENES tem como tema “Impactos das mudanças climáticas sobre os processos de erosão”.

O evento tem como objetivo principal a troca de experiências e a discussão de temas relevantes para a solução de problemas decorrentes dos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos, aproximando pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores.

De acordo com o cronograma do encontro, o conhecimento sobre a produção e o fluxo de sedimentos é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades, como o abastecimento público de água, a agricultura, a geração de energia hidrelétrica, a navegação, o turismo e outras. Além disso, o estudo dos sedimentos representa uma importante ferramenta de análise ambiental, pois dependendo da intervenção do homem no comportamento hidrossedimentológico de uma bacia hidrográfica, severas alterações podem ser notadas nos ambientes aquáticos (flora, fauna, temperatura, pH, turbidez, características químicas e outras).

Os trabalhos, devidamente identificados, deverão ser enviados para o e-mailenes.abrh@gmail.com para a submissão de trabalhos do ENES até 15 de outubro. A divulgação dos trabalhos aprovados ocorrerá no dia 31 de outubro.

Sobre a ABRH

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação jurídico-institucional e social.

Atualmente, a ABRH mantém oito comissões técnicas que buscam reunir os associados em torno de um interesse específico dentro das diversas áreas dos recursos hídricos. As comissões atuam organizando simpósios, cursos, palestras e publicações em suas áreas de interesse. Além disso, procuram atuar dentro do contexto nacional na busca de consenso na solução de problemas existentes.

Para conferir a programação, normas de submissão de trabalhos e realizar a inscrição acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria do evento no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da página oficial http://www.abrh.org.br/xienes/; ou pelo telefone (83) 3216-7119.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo