HULW realiza festa das crianças com fissuras labiopalatinas

Evento acontecerá nesta quinta-feira (9), a partir das 9h, no Ginásio de Práticas Integrativas, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa

A equipe do Serviço de Fissuras Labiopalatinas do Hospital Universitário Lauro Wanderley filiado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HULW/EBSERH) realiza a festa do dia das crianças nesta quinta-feira (9).

O evento acontecerá no Ginásio de Práticas Integrativas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa e contará com a presença de integrantes do HULW e da comunidade universitária. Recebe o apoio da Associação de Assistência aos Fissurados da Paraíba (AFIT)

As crianças receberão brindes, lanches e contarão com a alegria do grupo de animação Palhasus formados por alunos da UFPB. Quem quiser colaborar com essa atividade para recuperação das crianças pode ajudar doando brinquedos.

Conheça o serviço

Fundado em setembro de 1991, o Serviço de Fissuras Labiopalatinas do HULW dispõe de uma equipe multiprofissional composta por médico cirurgião, fonoaudiólogo, ortodontista, assistente social, enfermeira e psicólogo.

A doença

A fissura labiopalatina, também conhecida como lábio leporino, é uma abertura da região do lábio ou palato (céu da boca), ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. O adjetivo leporinorefere-se à semelhança com o focinho fendido de uma lebre. Seus portadores, além de grave problema estético, apresentam distúrbios funcionais, desde a alimentação até a fala.

Elas estão entre as más-formações craniofaciais mais frequentes, representando cerca de 25% do total. Estima-se que sua incidência no Brasil seja de um para cada 650 indivíduos nascidos vivos. Levando-se em consideração a população paraibana, a estimativa é que nosso estado possui em torno de 5.500 portadores da doença.

Mais informações pelo telefone: (83) 9309-4253 (Enfermeira Lindalva).

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do HULW