Diretora nacional do Iphan abre série de seminários do Pamin

Sônia Florêncio abrirá, nesta terça (7), na Sala de Multimídia do CCHLA, Campus I, os debates promovidos pelo Projeto Patrimônio Memória e Interatividade

A diretora de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sônia Florêncio, vai abrir a série de debates que o projeto Patrimônio Memória e Interatividade (Pamim) vai promover, a partir da próxima terça-feira (7), às 15h30, na Sala Multimídia do CCHLA, campus de João Pessoa. A coordenação é da professora de Antropologia Social da UFPB, Luciana Chianca.

A iniciativa é parte da programação de seminários chamada “Veredas do Patrimônio: Teorias, experiências e políticas contemporâneas”, que o Pamin realizará até 25 de novembro, com o apoio do Núcleo Lavid do Centro de informática (CI), Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA), além do CCHLA.

No seminário de abertura, a diretora nacional do Iphan vai abordar sobre “Educação patrimonial e políticas públicas do patrimônio no Brasil”. A finalidade dos debates é aprofundar a discussão em torno do patrimônio imaterial, a partir de experiências de pesquisadores e estudiosos de universidades e órgãos vinculados ao patrimônio.

Todos os seminários são abertos à comunidade e fazem parte da formação continuada de alunos de graduação da UFPB que são bolsistas do Pamin, envolvendo também alunos do PPGA, através da disciplina “Ritos, Cultura Popular e Patrimônio Cultural”, ministrada pelas professoras Luciana Chianca e Lara Amorim. A série de debates também conta com o apoio do Grupo de Estudos Culturais (GEC) da UFPB.

O Pamin é um projeto que integra antropologia, informática e áreas afins no campo da cultura digital. O Pamin colabora com grupos, pessoas, processos e movimentos artísticos e culturais em atividade no Brasil, democratizando o acesso às suas produções.

Programação

O segundo seminário está programado para o dia 14 de outubro, na sala multimídia do CCHLA, às 15h30, e terá como conferencista convidado o professor Ulisses Rafael, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele vai falar sobre “Festas de tradição rural em contextos urbanos numa perspectiva comparada (Brasil- Portugal)”.

No dia 21 de outubro, acontecerá o terceiro seminário, no mesmo local e horário, tendo como palestrante o professor Bruno Cavalcanti, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que abordará sobre “A patrimonialização e o bordado filé: entre a defesa cultural e a proteção comercial”.

O seminário seguinte está marcado para o dia 28 de outubro, com a participação dos professores Mércia Batista e José Gabriel Correa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Eles irão discorrer sobre o tema “Propostas para um museu: a experiência de debater e refletir sobre arte, patrimônio e exibição no cotidiano dos licenciandos Potiguaras”.

As atividades prosseguem no mês de novembro, na sala multimídia do CCHLA, com início sempre às 15h30. No dia 4, debate com o professor Maurício Costa, da Universidade Federal do Pará (UFPA);  dia 11, com o professor Gilmar Rocha, da Universidade Federal Fluminense (UFF);  dia 18, com a participação do professor Wilson Nogueira, da Universidade Federal de Manaus (UFAM). O encerramento dos seminários está marcado para o dia 25 de novembro, tendo como convidada a professora Lídia Eugênia Cavalcanti, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do CI