Curso de Engenharia de Computação é bem avaliado pelo MEC

Tem hoje 221 alunos matriculados e 20 professores; em cada semestre letivo ingressam 40 alunos; 1ª turma foi iniciada em 2011 e concluirá o curso em 2015

O curso de graduação em Engenharia de Computação do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criado em 2010, obteve reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e recebeu conceito 04 da comissão de avaliadores do Ministério. A primeira avaliação do curso foi considerada muito positiva pela comunidade universitária do Centro, já que a maior nota concedida pelo governo a um curso de graduação é 05.

Em recente visita ao CI, os técnicos do MEC analisaram três dimensões, individualmente, antes de chegarem ao conceito 04. No item organização didático-pedagógica, o curso alcançou a nota 3,5. No que se refere a corpo docente e tutorial, os avaliadores concederam 4,7, a maior nota, um mérito que deve ser creditado à alta qualificação dos professores, que, em sua grande maioria, têm doutorado.

A dimensão que recebeu a mais baixa pontuação foi infraestrutura. O curso de Engenharia de Computação ficou com apenas 3,2 pontos. Nesse aspecto, o diretor do CI, Guido Lemos, informou que o atraso na conclusão das obras e serviços na nova unidade do CI, em Mangabeira, contribuiu para que o curso obtivesse essa nota no tocante à avaliação da infraestrutura.

Segundo ele, a demora na contratação de obras complementares do novo prédio vem causando perdas irreparáveis às atividades laboratoriais e de ensino, não apenas em Engenharia da Computação, mas também para os outros cursos, pois as salas de aula e espaços administrativos são insuficientes para a realização das atividades e para comportar os alunos, professores e funcionários.

O coordenador do curso de Engenharia da Computação, Clauirton Siebra, disse que a avaliação positiva do MEC se traduz em reconhecimento ao trabalho que a equipe do curso vem desenvolvendo para oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade aos estudantes. Para Clauirton é também um estímulo para o empreendimento de ações, visando atingir níveis de excelência em aspectos que não foram muito bem avaliados, como a infraestrutura.

Uma das iniciativas que estão sendo pensadas para o momento é a ampliação das oportunidades de estágio para alunos em empresas da Paraíba e do Nordeste, através de parcerias com segmentos que no desenvolvimento de suas atividades dependem da engenharia da computação.

O curso de Engenharia de Computação tem hoje 221 alunos matriculados e 20 professores. Em cada semestre letivo ingressam 40 alunos. A primeira turma foi iniciada em 2011 e concluirá o curso no segundo semestre de 2015.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do Centro de Informática