Sessão inaugural do ‘Cine Trilho’ mostra filmes de paraibanos

É um projeto que faz parte das atividades cineclubistas do Centro Estadual de Arte dentro do seu programa Núcleo de Audiovisual (NAV); tem parceria da UFPB

Nesta quinta-feira (9) a partir das 18h, na Estação Ferroviária de João Pessoa, o Centro Estadual de Arte (CEARTE) apresenta ‘Cine Trilho’ com uma sessão inaugural contendo em sua curadoria curtas metragens de realizadores paraibanos. Esta ação objetiva a difusão da cultura audiovisual do Estado da Paraíba e conta com a parceria do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

‘Cine Trilho’ é um projeto que faz parte das atividades cineclubistas do Centro Estadual de Arte dentro do seu programa Núcleo de Audiovisual (NAV) do Cearte junto com as atividades cineclubistas desenvolvidas pelo Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba que promovem a difusão da cultura paraibana através do Cinema e Audiovisual em nosso Estado.

A atividade será realizada quinzenalmente na estação ferroviária da capital paraibana alcançando o público das cidades circunvizinhas: Bayeux, Cabedelo e Santa Rita que juntas formam a grande João Pessoa. O CEARTE tem mostras de curtas metragens que se adequam ao tempo de permanência dos usuários na estação.

Os filmes a serem exibidos na sessão inaugural são: Contínuo, de Odécio Antônio e Carlos Ebert; Amador, de Nathan Cirino; Cinemameu, de Rodrigo Aragão Quirino.

Contínuo retrata um funcionário público, que vive só e tem uma rotina precisa durante a semana, numa manhã de sábado o que poderia ser diferente é bombardeado pela mesma rotina - não menos precisa, dos finais de semana. Seu local de trabalho é uma imensa construção em estrutura metálica, em cujo vão central poderia ser disputada uma final estadual de futebol. Caminha diariamente quilômetros para cima e para baixo carregando pastas. É simples, mas muito complexo. Previsível e totalmente inesperado. Seguir Contínuo por três dias certamente irá aprofundar bastante o seu mistério.

Amador conta a história de Vinícius, um jovem que vive na cultura underground dos anos 80 e é apaixonado por Anne. Sua vida muda drasticamente ao assistir uma fita VHS cheia de revelações, dentre elas o futuro assassinato de sua namorada. Vinícius descobrirá que sua vida está prestes a virar um filme.

Cinemameu mostra um casal de amigos que está escrevendo o roteiro de um curta-metragem que irão realizar, porém os limites entre criador e criatura são mais estreitos do que podemos imaginar. E enquanto escrevem seus personagens tomam vida e passam a interagir com os roteiristas.

Mais informações são obtidas no Cearte localizado no início da Rua General Osório, número 36, vizinho a Igreja de São Bento, no Centro de João Pessoa. Paraíba. O telefone para contato é (83) 3214-2923.

A Estação João Pessoa está localizada na Avenida Sanhauá, número 285, no Varadouro em João Pessoa. Paraíba. O telefone para contato é (83) 3241-4240.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria