UFPB realiza no auditório do CCSA Seminário Newton da Costa

ImprimirImprimir

Evento homenageia, no período de 9 a 11 de novembro, o matemático e filósofo da USP, que também receberá título de “Cidadão Paraibano” na FCJA no Cabo Branco

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará, de 9 a 11 de novembro, o II Seminário Newton da Costa, que vai reunir professores e estudantes de Filosofia para uma série de debates, palestras e minicursos. O homenageado é professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Todos os eventos serão realizados no Auditório do CCSA, salas 411 e 506, Campus de João Pessoa.

 

No dia 11, às 17h, Newton da Costa será agraciado com o titulo de Cidadão Paraíbano, de autoria do ex-deputado estadual Rodrigo Soares (PT). A entrega da comenda acontecerá na Fundação Casa de José Américo, no Cabo Branco. Na ocasião, será lançado o livro “Newton da Costa – O intelectual e sua obra”, obra organizada pelo professor Dídimo George, que tem, entre outros escritores, textos de Matias Francisco Dias, professor pernambucano que também receberá o título de “Cidadão Paraibano”. Também estarão presentes os professores Décio Krause, da UFSC, e Maria da Paz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Em agosto de 2010, o professor Newton da Costa foi condecorado com o título de “Doutor Honoris Causa”, concedido pela Universidade Federal da Paraíba.

 

Sobre o homenageado

 

Nascido em Curitiba, em 16 de setembro de 1929, Newton Carneiro Affonso da Costa é um matemático, lógico e filósofo brasileiro, de reputação internacional devido principalmente aos seus trabalhos em lógica. Conseguiu três graduações pela Universidade Federal do Paraná: em 1952, formou-se em engenharia civil, e em 1955 e 1956, obteve o bacharelado e licenciatura em Matemática ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

 

Especializou-se em licenciatura de Matemática em 1957, e concluiu o seu doutorado de análise matemática e análise superior em 1961, sob a orientação de Edison Farah. Newton da Costa foi professor catedrático da UFPR, professor titular de Matemática e de Filosofia na USP e professor titular na Unicamp. Foi também visitante em muitas entidades de pesquisa nas Américas e na Europa.

 

Lógicas paraconsistentes

 

Em sistemas lógicos paraconsistentes a existência de proposições contraditórias não implica na trivialidade dos sistemas. As implicações destes sistemas lógicos têm importância acadêmica e prática tanto para os fundamentos quanto para as aplicações de ciências como direito, matemática, física e engenharia. Ser um dos criadores desta lógica não-clássica (tópico da lógica) deu parte do reconhecimento internacional granjeado por Newton da Costa.

 

Juntamente com seu colega (e ex-orientando), o lógico Walter A. Carnielli, professor da Unicamp, Da Costa deu uma contribuição original à Lógica Dêontica. Eles mostraram que uma lógica menos rígida que a lógica clássica pode dar uma nova resposta aos chamados paradoxos deônticos. Esta contribuição ao debate é reconhecida no verbete Deontic Logic da Stanford Enc. of Philosophy.

 

Teoria da Quase Verdade

 

Newton da Costa, com alguns de seus colaboradores, estendeu o conceito escolástico de verdade, formulando, à maneira de Alfred Tarski, uma noção, a teoria da quase verdade ou verdade parcial que então aplicou aos fundamentos da ciência.

 

As inscrições para o seminário Newton da Costa, com direito a certificado, podem ser feitas no Mestrado de Filosofia, no Campus I da UFPB. Informações pelos telefones (83)3216.7206, (83)8865.9115 ou pelo e-mail posfil@cchla.ufpb.br.

 

Programação

 

Dia 09

 

10h – Minicurso c/ a professora Ana Leda – Lógica Paraconsistente

 

14h – Micro-curso c/ Ricardo Silvestre – Análise lógica e o debate acerca de Deus e o Mal: uma introdução (muito) breve à Filosofia Analítica da Religião

 

19h – Abertura com Newton da Costa, Maria da Paz e Décio Krause. Mediador: Giovanni Queiroz

 

19h30 – Palestra c/ Newton da Costa

 

Dia 10

 

10h – Minicurso c/ Ana Leda – Lógica Paraconsistente.

 

11h – Comunicação Dídimo Matos – Newton da Costa da Lógica paraconsistente a quase-verdade – um percurso intelectual

 

14h – Palestra c/ Giovanni Queiroz – Teoria das Categorias e Lógica Paraconsistente.

 

16h – Palestra c/ Matias Francisco Dias – Introdução à Hierarquia aritmética.

 

19h – Palestra c/ Décio Krause – A filosofia da quase verdade

 

Dia 11

09h30 – Palestra Maria da Paz – Lógica Modal Intuicionista

 

10h – Mini curso Ana Leda – Lógica Paraconsistente

 

11h – Comunicações c/ Ivonaldo Correia Dantas – A teoria do tempo unificado de Belnap e Green

 

14h – Debate sobre lógica paraconsistente e seus usos e possibilidades

Mesa: Newton da Costa, Giovanni Queiroz, Décio Krause, Ana Leda, Maria da Paz e Dídimo Matos

 

17h – Lançamento do livro “Newton da Costa – O intelectual e sua obra”

 

Sessão da ALPB título de cidadão honorário para Newton da Costa e Matias F. Dias

Local: Fundação Casa de José Américo

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho
Compartilhar: