O seminário acontecerá em diversos locais no Campus de João Pessoa da UFPB e contará com 11 mesas redondas abordando a temática dos Direitos Humanos
João Pessoa sedia de 9 a 12 de dezembro o VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos. O Evento é realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Comissão de Anistia do ministério da Justiça (CA-MJ) e o Comitê Nacional de Educação e Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR). Recebe o apoio da Associação Nacional de Direitos Humanos: Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP)
O evento tem como objetivo dar continuidade ao ciclo de seminários internacionais de direitos humanos da UFPB, iniciado em 2002 com regularidade inicialmente anual e posteriormente bienal. Neste ano, em que se relembram os 50 anos da instituição da ditadura civil-militar no Brasil, que abriu o ciclo das ditaduras latino-americanas, o seminário se propõe abordar o tema talvez mais fundamental e ao mesmo tempo, mais polêmico dos direitos humanos: sua afirmação tem tempos de “estado de exceção” seja formalmente declarado ou não.
As diversas temáticas relativas ao eixo central serão abordadas nas 11 mesas-redondas e nos 12 grupos de trabalhos, que têm o objetivo de responder a esse desafio de importância acadêmica e política para a consolidação do Estado Democrático de Direito no Brasil e nos países da América Latina.
Durante os quatro dias do seminário, as mesas-redondas irão reunir especialistas, pesquisadores, professores, militantes, ex-presos políticos e perseguidos pela ditadura do Brasil e de outros países da América Latina e da Europa.
Entre os temas que serão discutidos nas mesas-redondas estão: o Tribunal Russell II - Julgamento dos Crimes das Ditaduras da América Latina; Ditadura Militar e Repressão no Campo; Guerra como Estado de Exceção e a Proteção aos Direitos Humanos; Ditadura Militar, Segurança Pública e Transição Democrática; Ditaduras e Resistência Democrática na América Latina; e Educação para o Nunca Mais.
A programação ainda contempla as seguintes mesas redondas: Universidades como Polos de Resistência; Etnia e Raça na Ditadura Militar; Impunidade, Tortura, Desaparecimento Forçado; Impactos da Ditadura nos Filhos de Militantes; e 25 Anos da Comissão de Direitos Humanos da UFPB.
O seminário contará com o lançamento de vários livros e um e-book sobre justiça de transição, direito à justiça, à memória e a verdade.
Outras informações e detalhes do evento podem ser conferidas na páginawww.sidh.eu5.org, na Central de Aulas Bloco B no Campus de João Pessoa; pelo telefone (83) 3216 7468; e-mail 8sidh.ufpb@gmail.com.