UFPB apoia criação de Centro Cultural do INSS

A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, declarou apoio ao projeto de implantação do Centro Cultural do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na quarta-feira (8), durante audiência com representantes do INSS que integram o grupo de trabalho para implantação do Centro, Bertrand Martins e Diana Reis.

A UFPB terá papel fundamental no assessoramento da gestão de documentação e informação composta pelos acervos arquivístico, museológico e bibliográfico. Além disso, o INSS funcionará como campo de pesquisa e extensão para alunos e professores da UFPB.

O objetivo do INSS de criar o seu primeiro Centro Cultural é de valorizar a memória institucional e promover o intercâmbio com a sociedade. O projeto que funcionará como piloto para todo o Brasil será instalado no edifício-sede da Gerência do INSS em João Pessoa, no Centro da Capital e receberá o nome de INSS Cultural.

O Centro Cultural do INSS irá abrigar um museu, uma biblioteca e uma galeria de artes. A ideia é resgatar parte da história e importância do Instituto para o desenvolvimento do Estado. “A Previdência Social foi propulsora da verticalização do Centro de João Pessoa e foi também a responsável pelo desenvolvimento urbanístico da cidade com o financiamento dos conjuntos residenciais, por meio dos antigos Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAP's” lembrou Bertrand Martins.

Segundo a professora da UFPB, Dra. Bernardina Freire, que também participou da audiência e que desenvolve pesquisa no campo da valorização da memória e identidade do povo, existe uma carência muito grande de equipamentos culturais dessa natureza na cidade de João Pessoa. “Essa iniciativa do INSS Cultural revela o valor que a entidade está dando a preservação da memória e da identidade do povo brasileiro. Essa será uma parceria muito produtiva, uma Instituição de caráter administrativo como INSS, em parceria com uma entidade produtora de saberes, como é o caso da Universidade, unidas em favor da ampliação dos espaços públicos para preservação da memória”, destacou.

Para o gerente executivo do INSS em João Pessoa, José Antonio Cavalcanti, que dedica apoio institucional para implantação do projeto em João Pessoa, a parceria com a UFPB é importante e abrirá novos horizontes. “Estamos empenhados para que já no próximo mês possamos assinar o protocolo de intenções de convênio com instituições parcerias”.

Ascom - Reitoria (Fernando caldeira / Jéssica Azevedo)