Hospital Universitário/EBSERH comemora dia do Fisioterapeuta

As comemorações acontecem durante o Encontro de Fisioterapia; objetiva debater, discutir, e propor reflexões sobre assistência e ensino, e o papel do profissional

Será realizado nesta segunda-feira (13), das 8h às 17h, no auditório Lindberg Farias, o II Encontro de Fisioterapia do Hospital Universitário Lauro Wanderley/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HULW/EBSERH), Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Terá como tema: Ser Fisioterapeuta.

Objetiva debater, discutir e propor reflexões sobre assistência e ensino em fisioterapia e o papel desse profissional na equipe multidisciplinar. Tem como público alvo: estudantes, professores e profissionais de fisioterapia, assim como demais profissionais da área da saúde.

8h - solenidade de abertura

9h - coquetel de abertura

10h - Abordagem Fisioterapêutica e Complicações Pulmonares na Paralisia Cerebral Grave

Palestrante: Maria do Socorro N. Gadelha

Moderador: Ailma de Medeiros Germano

10h30 - Trauma Raquimedular e Sexualidade

Palestrante: Ivana Araújo Pereira

Moderador: José Artur Veloso

11h - Novas Diretrizes na Ventilação Mecânica Invasiva

Palestrante:  Auriwerton Santos Lucena de Sousa

Moderador: Carlos Eduardo da Silva Porto

12h - intervalo para o almoço

14h - Teste de Esforço Cardiopulmonar em Pacientes com Insuficiência Cardíaca: Quais as Marcas Fisiopatológicas?

Palestrante: Murilo Frazão

Moderador: Maria Lucrécia de Aquino Gouveia

14h30 - A Mastectomia Sob a Ótica Fisioterapêutica

Palestrante: Luíza Barreto Pereira Moreno

Moderador: Maria das Graças Duarte Miguel

15h - Atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica

Palestrante: Geraldo Eduardo Guedes de Brito

Moderador: José Félix de Brito Júnior

15h30 - Fisioterapia na Residência Multiprofissional em Saúde Hospitalar

Mesa-Redonda: Jéssica Suelen do Nascimento Silva, Tiago Tenório de Souza Pimentel, Géssika Araújo de Melo, Ana Izabel Lopes Cunha, Auriceli Silva Araújo

Moderador: Geísa Dias Wanderley

Informações sobre a história da fisioterapia:

Em 13 de outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta, um dos profissionais que mais tem se destacado no mercado, trabalhando com atletas e esportistas.

A escolha da data foi em decorrência da aprovação do Decreto Lei nº 908/69, publicado na mesma data, regulamentando a profissão. Além desse, em 1975 foi aprovada a Lei nº 6316, em caráter federal, outorgando direitos e deveres a esses profissionais e suas responsabilidades.

A fisioterapia atua como forma de reabilitação do corpo humano e prevenção de doenças ósseas e musculares, através de técnicas próprias como massagens, radiações, exercícios, dentre outras.

Para se tornar um profissional da fisioterapia é preciso adquirir formação específica na área, através de concurso de vestibular. A duração do curso é de cinco anos, exigindo uma etapa de estágios em hospitais a fim de dar as primeiras experiências práticas na profissão.

A fisioterapia é uma área de muitas possibilidades de atuação, podendo o profissional manter consultório particular, atender em clínicas, centros de reabilitação, academias, escolas, clubes, hospitais, etc., além de ter espaço de atuação como pesquisador.

Mais informações com a chefe do serviço de fisioterapia HULW/EBSERH doutora Lucrécia: (83) 8893-8433.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria