Idep/UFPB promove curso na área de Engenharia de Petróleo

"Colunas de Revestimento e Cimentação de Poços de Petróleo", ministrado por engenheiro da Petrobrás, começa sábado (18), no Auditório do CCJ, Campus I

A Universidade Federal da Paraíba, através do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep/UFPB), promoverá, a partir desta sábado (18), no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas, Campus de João Pessoa, o Curso Colunas de Revestimento e Cimentação de Poços de Petróleo. O curso será ministrado pelo engenheiro de Petróleo da Petrobras, Bruno Leonardo de Sena Costa, que atua como fiscal de operações de Revestimento e Cimentação.

Também estarão presentes os professores Júlio César de Oliveira Freitas (doutor em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), Rodrigo César Santiago, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e mestre em Ciência e Engenharia de Petróleo, e Tiago Renovato dos Santos, doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo.

O Curso Colunas de Revestimento e Cimentação de Poços de Petróleo possibilitará conhecimento sobre o dimensionamento de colunas de revestimentos e as operações de cimentação em poços de petróleo e gás natural, tendo como público alvo, profissionais e alunos de graduação que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos na área de Engenharia de Petróleo.

A carga horária do curso é de 40 horas e as aulas serão ministradas semanalmente, sempre aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O participante que obtiver frequência mínima de 75% receberá o certificado do curso. As inscrições poderão ser realizadas através do site do Idep no link: http://www.ufpb.br/idep/cursos. Informações sobre o curso enviar e-mail para cursos.idepufpb@gmail.com.

Introdução Geral à indústria do Petróleo

- Petróleo

- Perfuração

- Completação

- Elevação

- Processamento, Transporte e Comércio de Petróleo e Derivados.

Introdução à Perfuração de Poços

- Histórico de perfuração

- Perfuração rotativa

- Sistemas de perfuração