HU/SDB fazem Campanha de Conscientização da Psoríase 2014

Colabora também com a campanha a Secretaria de Saúde de João Pessoa; atividades serão desenvolvidas de 20 a 25 deste mês com atendimento ao público

O Hospital Universitário Lauro Wanderley/Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Secretaria de Saúde de João Pessoa realizam a Campanha de Conscientização da Psoríase 2014 durante este mês.  Diversas atividades estão programadas, como: Acolhimento aos portadores de psoríase e familiares, palestras, orientação e informação sobre Psoríase, recreação, atividades de lazer, caminhada, panfletagem, café da manhã, exercícios e atendimento ao público.

Programação:

• Dia 20 de Outubro
Abertura: Abertura da Campanha/ Palestra de Acolhimento aos portadores de psoríase e familiares
Local: Auditório do HULW/UFPB
Público Alvo: pacientes de psoríase e seus familiares, usuários e funcionários do HULW/UFPB e colaboradores da instituição
Horário: 11h30
Responsáveis: Professor Arnaldo Medeiros, Dom Aldo Pagotto e professora Esther Palitot;

• Dias 20 a 24 de outubro
Atividades: Ciclo de palestras nos cinco distritos da cidade de João Pessoa
Local: Postos de Saúde que ofertem estrutura e/ou auditórios disponibilizados pela prefeitura.
Público alvo: Médicos do Programa de Saúde da Família (PSF), de João Pessoa que é dividida em cinco distritos, usuários dos postos de saúde, agentes de saúde e demais colaboradores (enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos).
Horário: 7h30
Responsáveis: alunos do Curso de Medicina participantes da Liga Acadêmica de dermatologia e do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB, residentes da UFPB (Dermatologia e Reumatologia), Supervisão professora Esther Palitot;

• Dia 25 de outubro
Atividades: Orientação e informação sobre Psoríase, recreação, atividade de lazer, caminhada, panfletagem, café da manhã, exercícios e atendimento ao público (aferição de pressão);
Local: Calçadão da orla, entre as Praias de Tambaú e Cabo Branco, no Monumento em Homenagem ao Almirante de Tamandaré
Responsáveis: Serviço de Psoríase do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Para participar das atividades do dia 25 de Outubro, os alunos deverão realizar inscrição e terão direito a certificado (os alunos participarão de orientação ao público sobre a Psoríase, com supervisão de professor):

INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DO DIA 25 de OUTUBRO

Saiba mais sobre a doença:

Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, multigênica (vários genes envolvidos), com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Surge principalmente antes dos 30 e após os 50 anos, mas em 15% dos casos pode aparecer ainda na infância.

Tratamento

Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol. Para quem não tem tempo para exposições diárias ao sol, são preconizados banhos de ultravioleta A e B em clínicas especializadas e sob rigorosa orientação médica. Esses banhos não são recomendados para crianças.

Algumas pomadas à base de alcatrão já provaram sua eficácia no controle da doença, mas têm o inconveniente de sujarem a roupa de vestir e de cama e de terem cheiro forte, parecido com o da creolina. Medicamentos por via oral só são introduzidos nos casos mais graves de psoríase refratária a outros tratamentos.

Mais informações com a chefe do Serviço de Psoríase do HULW/EBSERH, Doutora Ster: (83) 9106-7840.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria do HULW