Centro de Ciências da Saúde - CCS da UFPB completa 40 anos

A programação acontece de 3 a 29 de novembro, incluindo a apresentação do brasão; homenageia ex-diretores, vice-diretores, professores e servidores

O Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB), está completando 40 anos de existência. Para comemorar, uma vasta programação está sendo elaborada para se desenvolver no período que vai de 3 a 29 de novembro.  O CCS é dirigido por Reinaldo Nóbrega de Almeida, diretor geral; e João Euclides Braga, vice-diretor, e tem em torno de 320 servidores técnico-administrativos em sua estrutura; tem 312 professores em várias áreas. O número de estudantes chega a 2,5 mil, só de graduação.

A abertura solene será no dia 3 de novembro. A Direção do CCS hasteará as bandeiras do Brasil, da UFPB e da Paraíba. Na ocasião serão prestadas homenagens, como comendas de honra ao mérito a todos os ex-diretores e vice-diretores escolhidos por eleição. Cada um dos doze departamentos homenageará um professor ou servidor que foi considerado de grande destaque do Centro ao longo desse período.

Como parte das comemorações, também será apresentado o Brasão do Centro, que foi criado ainda quando a atual reitora, Margareth Diniz, era diretora do CCS. Na mesma cerimônia vão ser apresentados os símbolos de cada curso. Haverá apresentação cultural e apresentação do Coral Vocatus, do próprio Centro, regido pelo maestro Onivaldo Júnior.

No dia 6 de novembro, será celebrada uma Missa de Ação de Graças na Paróquia Menino de Jesus, no Conjunto dos Bancários. Cada Departamento terá um dia dentro da programação, para que apresente suas atividades inerentes às comemorações pelas quatro décadas de criação do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A propósito das comemorações pelo transcurso dos 40 anos do Centro, o diretor Reinaldo Nóbrega de Almeida comentou: “A importância deste Centro é que ele presta uma atividade na parte de graduação, e também é considerado o maior Centro em termos de trabalho de extensão”. Para se ter uma ideia – prosseguiu o professor Reinaldo Nóbrega – “nós temos as clínicas que dão apoio à comunidade, em várias áreas. Temos terapia ocupacional, fisioterapia, educação física, nutrição”.

Atualmente o CCS em termos de área física representa praticamente a metade da área do Campus I, em João Pessoa. O Centro é espalhado, tendo num total de oito cursos de graduação, afora uma Escola Técnica de Saúde, que está acoplada. Tem também programas de pós-graduação em produtos naturais e sintéticos bioativos. É o único do Campus que tem nível seis de excelência junto a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realmente tem sido um destaque nacional.

Em termos de pós-graduação, o CCS tem importantes programas como na área de Odontologia, com mestrado e doutorado; Ciências da Nutrição com pós-graduação, mestrado e já aprovado o doutorado.

Contatos pelo telefone: (83) 3216-7175.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias