UFPB inicia inscrições para revalidar diplomas estrangeiros

Inscrições para revalidação de diplomas estrangeiros estão sendo realizadas no Protocolo Geral da Universidade, prédio da Reitoria, Campus I, João Pessoa

Estudantes que concluíram a graduação em estabelecimentos de ensino superior de outros países já podem se inscrever para o processo de revalidação de diplomas e certificados expedidos por instituições estrangeiras de cursos de graduação até o dia 11 deste mês, na UFPB.

As solicitações devem ser feitas no Protocolo Geral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, localizado no andar térreo do prédio da Reitoria de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Os diplomas que serão revalidados são aqueles expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior que correspondam, quanto ao currículo, aos títulos ou habilitações conferidas por instituições brasileiras, entendida a equivalência em sentido amplo, de modo a abranger a áreas congêneres, similares ou afins, aos que são oferecidos no Brasil.

De acordo com o Edital nº 45 da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a revalidação de diplomas e certificados e cursos de graduação e certificados expedidos por estabelecimentos de ensino superior estrangeiros, será processada de acordo com a Resolução nº 08/2007 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e as Resoluções do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), números 6/2004 e 10/2005.

O Edital esclarece ainda  que após verificação e análise da Subcoordenação de Registro de Diplomas (SCRD) da Coordenação de Escolaridade (Codesc), o interessado deverá efetuar o pagamento da taxa de revalidação de diploma no valor de R$ 200,00, com a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) no endereçowww.tesouro.fazenda.gov.br/pt/gru.

Por outro lado, a revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras será realizada somente através do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (INEP).

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos no endereço eletrônicohttp://www.ufpb.br/prg/ou pele telefone (83) 3216-7139.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo