Edição 2014 do Festival Aruanda apresentará 8 longas inéditos

Dia 15 será divulgada a lista de curtas-metragens selecionados para participar da mostra competitiva; exibições serão no Mag Shopping e no Espaço Cultural

A 9ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, de 11 a 17 de dezembro, terá em sua grade de programação oito longas-metragens nacionais inéditos. O premiado filme “A História da Eternidade”, do pernambucano Camilo Cavalcante, é um deles.  O longa conta com as atrizes paraibanas Marcélia Cartaxo e Zezita Matos no elenco, e já circulou em vários festivais nacionais e internacionais, sendo premiado em vários deles. O Festival Aruanda tem o apoio institucional do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB).

Só na 6ª edição do Festival de Paulínia (SP), este ano, foram cinco prêmios para o longa pernambucano: melhor filme, diretor, ator (Irandhir Santos) e atriz (Zezita Matos, Marcélia Cartaxo e Débora Ingrid). No 21º Festival de Vitória (ES) foram três prêmios: melhor filme, melhor direção e melhor interpretação (Irandhir Santos). Na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo o longa ficou com o Prêmio do Público como Melhor Filme Brasileiro de Ficção.

O filme foi um dos primeiros a serem escolhidos para integrar a mostra de longas-metragens do 9º Fest Aruanda, que continua prezando pelo ineditismo. Este ano o festival volta a acontecer no Cine Espaço Mag Shopping em uma parceria que levou o evento a uma sala de cinema de verdade.

“Mais uma vez, vamos privilegiar o público local com uma seleção primorosa que só será lançada comercialmente em 2015, ou seja, é um raro privilégio esse acesso durante o festival e, de quebra, ainda conhecer e debater os filmes exibidos com seus diretores e atores que estarão conosco durante os sete dias de festival”, enfatizou Lúcio Vilar, diretor-executivo do Fest-Aruanda.

A novidade fica por conta da nova parceria firmada entre o festival e o Governo do Estado, via Fundação Espaço Cultural (Funesc). Enquanto as exibições de filmes acontecerão no Cine Espaço, assim como as solenidades de abertura e encerramento, as oficinas, seminários, e até mesmo o Aruandinha - versão do festival com filmes infanto-juvenil – serão realizados no recém reformado Espaço Cultural. A Prefeitura de João Pessoa continua sendo a patrocinadora ‘máster’ do evento.

No próximo dia 15, a comissão organizadora do festival divulgará a lista de curtas-metragens selecionados para participar da mostra competitiva. Outras novidades serão anunciadas nos próximos dias e uma coletiva de imprensa com o prefeito Luciano Cartaxo e o governador Ricardo Coutinho será realizada nos primeiros dias de dezembro para anunciar a programação oficial do evento. “Será uma saudável conjugação de esforços entre esses dois entes públicos”, segundo Vilar, que deverá contribuir para a plena realização do festival que já integra o calendário oficial de eventos culturais da Paraíba.

Contatos pelo telefone:(83) 3224-7928.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria