João Pessoa sedia Seminário de Alcoólicos Anônimos no NE

ImprimirImprimir

O evento que também celebrará o 79º aniversário de existência da Irmandade no mundo terá a participação especial da doutora Jaira Freixiela Adamaczyk

 

Os Alcoólicos Anônimos realizam entre os dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa,XXVI Seminário de A.A. Nordeste. O evento tem a colaboração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Objetiva promover entre os participantes o aprofundamento do conhecimento do programa de recuperação da Irmandade para uma boa prestação de serviços à sociedade em geral. O seminário terá a participação de 4.500 pessoas provenientes dos estados do Nordeste e do Brasil.

 

Programação– O Seminário inicia neste sábado (8), no hall e auditório da Praça do Povo, no Espaço Cultural, às 8h, e se prolongará até às 22h,com recepção e inscrições a participantes, desfiles de bandeiras, palestra de abertura, seguido de seis temáticas e reunião de informação ao público. Das 8h às 16h acontecerão reuniões e conferência internacional dos grupos de A.A. online, assim como reuniões maratonas destinadas à recuperação e ingresso na Irmandade. “A importância do não alcoólico na nova estrutura de A.A. no Brasil”, é o tema da conferência de abertura que será ministrada pela presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil-JUNAAB, custódia não alcoólica doutora Jaira Freixiela Adamaczyk.

 

Reunião de Informação ao Publico– Com o objetivo de celebrar o XXVI Seminário de A.A. na Paraíba, o 79º Aniversário Mundial de Alcoólicos Anônimos e informar sobre o Programa de Recuperação de A.A., das 19h às 21h, na Praça do Povo, acontecerá uma Reunião de Informação ao Público. Participarão autoridades municipais, estaduais e federais; representantes de instituições e entidades; e profissionais das diversas áreas do conhecimento científico.

 

A programação deste domingo (9) inclui “painel dos Veteranos” e quatros fóruns de debates abordando assuntos referentes ao funcionamento interno da Irmandade, Revista Brasileira de A.A. – Vivência e a temática de encerramento sobre “A importância do novo conceito de Área para o A.A. do Brasil”, que será ministrada pelo custódio alcoólico do Nordeste, Silvio L..

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica e que pode dar origem a outras inúmeras complicações para o dependente. A lista de problemas é enorme, considerando não apenas os associados ao alcoolismo, como a depressão. O próprio uso abusivo da bebida acarreta uma série de graves transtornos, como a cirrose alcoólica (inflamação crônica do fígado), pancreatite alcoólica (inflamação do pâncreas), hepatite, gastrite, hipertensão, problemas no coração e síndrome de abstinência, que pode levar o paciente à morte.

 

ALCOÓLICOS ANÔNIMOSé uma Irmandade mundial de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber.

 

Para ser membro de A. A. não há taxas ou mensalidades; A. A. não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apoia nem combate quaisquer causas. O seu programa consiste na sugestão de “Doze Passos”, criados para a recuperação individual do alcoolismo.

 

Hoje a Irmandade está presente em 180 países, com aproximadamente dois milhões de alcoólicos que alcançaram a sobriedade. No Brasil existem 6.000 mil grupos de A.A. e 100 mil membros. Na Paraíba são 160 grupos. A.A. preocupa-se unicamente com a recuperação e contínua sobriedade individual dos alcoólicos que procuram ajuda. O movimento não se dedica a pesquisas sobre alcoolismo ou ao tratamento médico ou psiquiátrico, adotando uma política de cooperação sem afiliação com outras organizações que se preocupam e se dedicam ao problema do alcoolismo. Os membros de A.A. preservam seu anonimato pessoal em nível de imprensa, filmes e transmissões de mídia. Desde o seu começo, em 1935, acreditaram que o alcoolismo é uma doença progressiva, física, espiritual e emocional (mental). O programa de Alcoólicos Anônimos é para aqueles que querem parar de beber. O A.A. não tem nada contra quem bebe, vende ou fabrica bebidas alcoólicas.

 

Informações a respeito do assunto podem ser obtidas no ESLAA-SEDE-PB. Telefones: (83) 3222-4557, 8831-2754 e 8893-1269. E-mail: eslaapb@veloxmail.com.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral
Compartilhar: