UFPB apresenta Mostra de Cinema sobre América Latina

A II Mostra de Cinema, Cultura e Política: América Latina: Revoluções e Contrarrevoluções será exibida de 11 a 14 deste mês, no Campus de João Pessoa

O Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC), junto ao Departamento de Relações Internacionais (DRI), com apoio do Conselho Institucional dos Estudantes de Relações Internacionais (CIERI), realizará a partir desta terça-feira (11) até sexta-feira (14), a “II Mostra de Cinema, Cultura e Política”, a partir das 14h, no Cine Aruanda Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB). Nesta edição, a mostra irá evocar os históricos eventos sociopolíticos da América Latina.

A mostra reunirá filmes que discutem as atuais vias políticas latino-americanas, como também o período da Revolução Cubana e do governo de Salvador Allende no Chile, no início dos anos 70. O evento definirá o começo do grupo de pesquisa “Revoluções e Contrarrevoluções”, que será coordenado pelos professores Jales Dantas da Costa e Daniel Antiquera, ambos do DRI-UFPB, e promoverá a discussão da cultura política e acadêmica nos modelos em que a sociedade latino-americana está inserida.

O evento será a segunda Mostra de Cinema realizada entre o DRI e o NUDOC em que evidencia a conjuntura sociopolítica de uma região. A primeira, elaborada de 22 a 25 de julho deste ano, focou as tensões políticas e religiosas no Oriente Médio.

A entrada será gratuita. As inscrições, aos interessados em certificado, poderão ser realizadas até às 7h desta terça-feira (11) (se ainda houver vagas). Serão concedidas 200 vagas e o inscrito terá certificado garantido se obtiver frequência mínima de 75% da carga horária do evento. As inscrições poderão ser efetivadas através do endereço: http://goo.gl/forms/WA7ZRahzO8.

Programação do evento:

Dia 11 de Novembro – Terça-feira

Che, de Steven Soderbergh (França/EUA/Espanha, 2008, 126 min, Ficção)

Mediador do debate: Professor Gonzalo Adrián Rojas – PPGCS-UFCG

Dia 12 de Novembro – Quarta-feira

Salvador Allende, de Patricio Guzmán (Argentina/França, 2004, 100 min, Documentário)

Mediador do debate: Professor Jales Dantas da Costa – DRI UFPB

Dia 13 de Novembro – Quinta-feira

Ao sul da fronteira, de Oliver Stone (EUA, 2009, 102 min, Documentário)

Mediador do debate: Professor José Jonas Duarte da Costa – DH UFPB

Dia 14 de Novembro – Sexta-feira

Palestra “As vias abertas da América Latina: diferentes caminhos de transformação social”

Palestrante: Professor Daniel Antiquera – DRI UFPB

Mais informações na página: https://www.facebook.com/events/631808066928667/?source=1.

Agência de Notícias da UFPB - Arthur Medeiros (estagiário)