WebMedia2014 terá robôs que dançam e atuam em filmes

Evento internacional, que será realizado pelo Lavid, de 18 a 21 deste mês, no Centro de Convenções, é um dos maiores em sistemas multimídia e informática

Robôs que dançam, falam e atuam em filmes de curta-metragem. Um corpo vivo que desaparece dando lugar a um corpo digitalmente projetado.  Bananas que substituem um teclado e geram sons. Essas são algumas das inovações tecnológicas que serão apresentadas por pesquisadores e inventores americanos, de universidades brasileiras e de outros países, durante o WebMedia2014, que será realizado, pela primeira vez, em João Pessoa, de 18 a 21 de novembro, no Centro de Convenções.

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web -WebMedia2014 é um dos maiores eventos internacionais de  sistemas multimídia e informática. É promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e será realizado pelo Núcleo Lavid do Centro de Informática (CI) da UFPB.

O pesquisador Damian Schofield, da Universidade do Estado de Nova Iorque - SUNY/Oswego (EUA), confirmou sua presença no evento, durante o qual apresentará aos participantes os robôs que dançam, falam e atuam em filmes de curta-metragem. Haverá uma mostra de filmes estrelados por atores-robô e que foram desenvolvidos de forma colaborativa e intercontinental. Ele abordará sobre novas tecnologias emergentes e sua importância. O trabalho desse professor será apresentado incluindo ferramentas educacionais de realidade aumentada.  Essas experiências podem ser acessadas através do site www.cs.oswego.edu/hci/robotfilms

Eric Rosembaum, do Massachusetts Institute of Technology - MIT Media Lab, dos Estados Unidos, é o inventor do Makey Makey, um kit que inova na interação humano-computador, possibilitando que animais, seres humanos e até bananas funcionem como um teclado. Esse projeto pode ser acessado através do linkhttp://makeymakey.com.

Durante o evento, Eric Rosembaun abordará o tema"Banana Pianos and Musical Cartoons: Designing for Musical Tinkerability". Ele éum dos doutorandos do grupo Lifelong Kindergarten, no MIT Media Lab (EUA) e trabalha com novas tecnologias que envolvem música, improvisação, brincar e aprender.

Outros cientistas de renome internacional também irão compartilhar as inovações em pesquisas nas áreas de informática, TV digital e tecnologias emergentes, durante o WebMedia2014.

A escola de design de Rhode Island, nos Estados Unidos, uma das mais antigas e conhecidas, estará representada pela pesquisadora Catherine Siller.  Ela apresentará a performance  “Voiced/Unvoiced” , na qual  será utilizada  tecnologia interativa e software personalizado para mergulhar um corpo vivo em um mundo digital. O corpo vivo vai desaparecer e gerar um corpo digitalmente projetado.

A vigésima edição do evento receberá um dos ícones brasileiros do cenário nacional e internacional de pesquisa em TV Digital: o professor Luiz Fernando Gomes Soares. Professor da PUC-Rio e coordenador do Laboratório Telemídia, Luiz Fernando Gomes Soares apresentará a palestra intitulada "Inter-thing Synchronization".

O conceito de inter-thing synchronization é considerado como um problema de QoS em suas fases de inicialização, negociação, provisionamento e gerenciamento. Para as várias fases de QoS, a palestra abordará temas como parâmetros de infra-estrutura de desempenho, cronograma de sincronização, linguagens de especificação hipermídia, ferramentas de autoria, controle de admissão, adaptação em tempo de compilação, mecanismos de pré-busca inteligente, reserva de recursos, adaptação em tempo de execução, computação elástica,  sincronização inter-destino, ambient intelligence, entre outros. Em todos estes temas, o estado da arte é apresentado, bem como questões de pesquisa em aberto.

Está sendo também esperada  a participação do palestrante Artur Lugmayr, da Universidade de Tecnologia de Tampere (TUT), na Finlândia, uma das grandes referências mundiais sobre convergência digital.

Artur Lugmayr é o fundador do Laboratório de Produção de Mídia e Entretenimento (EMMi). No WebMedia2014, ele fará palestra sobre "2050: A Small Travel Through the Previous 50 Years of Smart Media Eco-Systems: Smart Ubiquitous Media Eco-Systems". O tema será abordado face às últimas tendências na indústria de mídia, e como um potencial futuro poderia emergir. A tônica revisa as tendências atuais como, por exemplo, crowdfunding, a cadeia produtiva digital, os novos métodos de design de mídia, dispositivos portáteis, serviços personalizados e sistemas de apoio à decisão ao consumidor, jogos digitais, e dará insights sobre o potencial futuro da mídia como parte de ambientes de mídias inteligentes.

Inscrições

O WebMedia2014 vai oferecer aos participantes uma vasta programação de palestras, sessões técnicas, minicursos e workshops, com informações disponíveis em http://lanyrd.com/2014/webmedia2014/As inscrições para o evento devem ser feitas pelo link http://webmedia2014.lavid.ufpb.br/pt/inscricoes/

É necessário ter uma conta no sistema ECOS da SBC para realizar a inscrição.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do CI