Corais movimentam João Pessoa e divulgam o canto coral

O festival promove também uma oficina de canto coral ministrada pelo professor Eduardo Fernandes (SP) – regente do CORALUSP e do Coral da UNIFESP

A voz vai movimentar a cidade de João Pessoa a partir desta quarta-feira (12) até domingo (16) com participação de 49 corais representando nove estados do Brasil no XII Festival Paraibano de Coros – Fepac que será realizado na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Complexo de Edifícios do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa (PB). O evento começará às 18h e a entrada é gratuita.

O coordenador do Fepac, o maestro Eduardo Nóbrega revelou que o festival vai recebe, entre coros da Melhor Idade, Adultos e Infantis, 26 representantes da Paraíba, sendo 23 de João Pessoa, um da cidade de Lucena, um do município de Boa Vista e outro de Nova Floresta; e os 23 restantes são representantes dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe. “O Fepac tem esse poder de unir gerações e promover o intercâmbio entre pessoas que curtem e admira o canto coral no Brasil”.

Ele informou ainda que todos os dias, a partir das 17h30, antes do primeiro coral, o Fepac vai promover para o público presente uma audição com participação de grupos locais convidados. Na quarta-feira (12), o Coral Universitário Gazzi de Sá abrirá a programação com apresentação do espetáculo do “Pranto à Canção”; na quinta-feira (13), o Coro Villa Lobos apresentará o espetáculo “Cantata pra Alagamar”; na sexta-feira (14), o grupo Overture abre o festival; no sábado (15) a abertura fica por conta do grupo Iamaká da UFPB e no domingo (16) fica a cargo do grupo Nau Catarineta de Cabedelo.

O festival vai promover também uma oficina de canto coral para os participantes, ministrada pelo professor Eduardo Fernandes (SP) – regente do CORALUSP e do Coral da Universidade Federal de São Paulo. E o professor da UNIRIO, Eduardo Lakschevitz (RJ) vai ministrar palestra na Empresa Coteminas. O Fepac também contará com a presença da coordenadora nacional do Canto Coral da Funarte, a professora Maria José Queiroz.

O Fepac não vai ficar concentrado só no palco, os coros terão ainda apresentações paralelas que vão acontecer na Empresa Coteminas, recebendo seis corais; nos Colégios: Marista Pio X e Colégio Nossa Senhora de Lourdes com apresentações de dois coros; no Clube da Melhor Idade do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa com apresentações de seis coros da melhor idade; na Empresa D´Luck com participação de dois corais; na ADUFPB/UFPB seis corais farão um pequeno encontro; na Creduni que receberá um coral; o Instituto dos Cegos da Paraíba recebe um coro e na Receita Federal que também receberá um coral.

O XII Festival Paraibano de Coros – Fepac é um evento de caráter nacional e não competitivo, acontece desde 2003. Atualmente é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e a Empresa Coteminas, com apoio cultural do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB (PPGM); Empresa D’Luck Confecções Varejo e Atacado; do escritório de advocacia Mendonça & Crisanto; e do escritório “Eduardo Nóbrega e Mariana Silveira Arquitetura e Interiores”; ADUFPB e Creduni.

Contato pelo telefone: (83) 3221-9479.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria