De 11 a 14 de novembro acontece no hall da Reitoria ‘Exposição Itinerante’ em comemoração aos 90 anos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB) Campus de Bananeiras.
A exposição foi aberta em Bananeiras, na semana da pátria (01 a 07 de setembro), e traz agora ao campus I da UFPB painéis mostrando a história da escola desde a época em que era denominada Patrono Agrícola.
Ao lado de assessores, a Reitora Margareth Diniz e o Vice-reitor Eduardo Rabenhorst estiveram prestigiando a abertura da exposição nesta manhã.
CAVN
Foi justamente em setembro de 1924, que o paraibano e Presidente da República Epitácio Pessoa, deu continuidade ao projeto de criação de Patronatos, juntamente com o apoio do Presidente da Paraíba, o Bananeirense Solon de Lucena, continuando, com o projeto do Presidente Wenceslau Braz na criação dos Patronatos Agrícolas em todo o Brasil.
E as atividades tiveram prosseguimento através dos anos, cuja instituição foi elevada à categoria de Instituto Agronômico, Aprendizado Agrícola, Escola Agrotécnica e Colégio Agrícola, sempre com os mesmos objetivos, levando conhecimentos aos milhares de jovens para o bem social e econômico.
Hoje, o Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” com a aquiescência do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da Universidade Federal da Paraíba, em Bananeiras, criou um centro de documentação histórica para pesquisas e guarda dos documentos científicos, acervo fotográfico, documentos de ex-alunos, mobiliários antigos e uma galeria dos ex-Diretores, objetos estes que serviam para aulas práticas aos alunos desde 1920, quando se iniciou a construção do referido Patronato.