UFPB sedia exposição itinerante em comemoração aos 90 anos do CAVN

De 11 a 14 de novembro acontece no hall da Reitoria ‘Exposição Itinerante’ em comemoração aos 90 anos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB) Campus de Bananeiras.

A exposição foi aberta em Bananeiras, na semana da pátria (01 a 07 de setembro), e traz agora ao campus I da UFPB painéis mostrando a história da escola desde a época em que era denominada Patrono Agrícola.

Ao lado de assessores, a Reitora Margareth Diniz e o Vice-reitor Eduardo Rabenhorst estiveram prestigiando a abertura da exposição nesta manhã.

CAVN

Foi justamente em setembro de 1924,  que o paraibano e Presidente da República Epitácio Pessoa, deu continuidade ao projeto de  criação de  Patronatos, juntamente com o apoio do  Presidente da Paraíba, o Bananeirense Solon de Lucena, continuando, com o  projeto do Presidente Wenceslau Braz na criação dos  Patronatos Agrícolas em todo o Brasil.

E as atividades tiveram prosseguimento através  dos anos, cuja instituição  foi elevada à categoria de Instituto Agronômico, Aprendizado  Agrícola, Escola  Agrotécnica e  Colégio Agrícola,  sempre  com os mesmos objetivos, levando conhecimentos aos  milhares de jovens para o bem social e econômico.

Hoje, o Colégio Agrícola “Vidal de  Negreiros” com a aquiescência do Centro de  Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da  Universidade  Federal da  Paraíba, em   Bananeiras,  criou  um centro de documentação  histórica para  pesquisas e  guarda dos documentos científicos, acervo fotográfico, documentos de ex-alunos, mobiliários antigos e uma galeria dos ex-Diretores, objetos estes  que serviam  para aulas  práticas aos alunos desde 1920, quando se iniciou a construção do referido Patronato.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)