No ar o novo portal da UFPB

O novo portal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que está no ar a partir desta quinta-feira, é fruto de uma longa pesquisa na área de comunicação e tecnologia da informação e seu desenvolvimento/implantação agrupou diversos pesquisadores e profissionais envolvidos direta e indiretamente com as questões de acessibilidade, design, desenvolvimento web, informática e comunicação.

Foi partindo do desejo da Reitora Margareth Diniz de uma evolução visual da página, que foram iniciados os estudos e pré-projeto pelo professor Olavo Mendes (CCHL), sob a coordenação da Assessoria de Comunicação da UFPB e do Prof. Dr. Derval Golzio, objetivando aperfeiçoar todos os serviços oferecidos pela instituição por meio da rede mundial de computadores.

Segundo Derval “agora o acesso a informação se dará de uma forma mais direta, com menos clicks”. Serão removidas barreiras de acessibilidade, promovendo a transparência, a comunicação e a utilização dos serviços on-line de um modo em geral. Alunos, Professores, Servidores e a sociedade em geral poderão usufruir de conteúdos exclusivamente mais qualificados para seus seguimentos, diminuindo a sequência de links para alcançar a informação procurada.

Design

O novo designer (assinado por Thales Lima) ressalta recursos para portadores de deficiência e usuários de leitores de tela. É possível, por exemplo, que o usuário pule todo o bloco de links do menu e vá direto ao conteúdo de texto. Isso é uma grande melhoria para os usuários de leitor de tela, pois pouparão tempo e paciência para achar o que querem. Os caracteres também podem ser destacados em seu tamanho e os textos lidos por softwares. O projeto pretende efetivamente oferecer mais acessibilidade, para que todos possam perceber, entender e interagir com mais facilidade e intensidade.

Imprensa

Os profissionais da imprensa também poderão contar com a atenção especial na página Sala de Imprensa, onde encontrarão releases, fotografias e vídeos sobre a instituição e suas ações, reforçando os laços da instituição com o jornalismo responsável e compromissado com o desenvolvimento humano, com o ensino, a pesquisa e a extensão Universitária.

Transparência pública

Partindo para a transparência, o cidadão poderá acessar as mais importantes e atualizadas decisões e ações da instituição na página Transparência, onde encontrará documentos acerca da prestação de contas da gestão, editais de concursos, licitações, contratações, etc. É o empenho da instituição na colaboração com o governo federal em expandir a transparência da administração pública e o hábito do acompanhamento e fiscalização pelo próprio cidadão.

Outra preocupação da equipe foi quanto a adequação do designer e funcionamento do projeto dentro do sistema de gerenciamento escolhido pela UFPB (Drupal) e a importação dos dados referentes ao banco de dados da Agência de Notícias para o novo portal.

Nesta etapa tivemos a participação de Sormani Borborema e Nailson Cunha para o desenvolvimento da Template Drupal, cabendo a importação dos dados, ação bastante arriscada, uma preocupação quase exclusiva de Nailson Cunha, pós-graduando em Computação. “Não podemos descuidar do que já foi produzido, é preciso ter muito zelo com os diversos bancos de dados que a instituição vem produzindo ao longo dos anos”, disse.

A iniciativa é grande e temos inclusive que destacar a colaboração do prof. Paulo Serrano e sua equipe do Departamento de Mídias Digitais.

Ressalta-se também a participação da equipe de coordenação de rede da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Leonardo Américo Bezerra Viana e Jorge Joaquim Gomes da Silva.

Também foram contemplados os jornalistas e todo o pessoal que cuida da postagem do website, com novas interfaces de publicação onde são disponibilizados mais e melhores recursos para administrar e postar conteúdos. Os mais completos e intuitivos editores de imagens e textos estão disponibilizados para a produção de conteúdo, trazendo o que existe de eficiente para os profissionais envolvidos.

Outro fato importante é a posição da equipe que cuida do portal UFPB que entende que a internet está sempre evoluindo e precisamos não apenas acompanhá-la como também influenciar e participar efetivamente desse desenvolvimento.

Espera-se que o novo website possa auxiliar a instituição a cumprir com mais eficiência suas obrigações com a sociedade, não apenas no que tange as tradicionais áreas de ensino, pesquisa e extensão, mas no acesso a informação e a participação construtiva da comunidade universitária e da sociedade em que se encontra inserida.

Ascom - Reitoria (Sormani Borborema / Fernando caldeira e Jéssica Azevedo)