UFPB amplia acesso ao ensino superior com Campus em Mangabeira

A UFPB promove sua expansão com qualidade e estrutura o novo campus com Centro de Informática, Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional, Instituto de Desenvolvimento da Paraíba e Centro de Iniciação Tecnológica, gerando novas oportunidades para o Estado da Paraíba.

A UFPB não pára de crescer. Nos últimos anos, cresceu tanto que, em João Pessoa, não dá mais para funcionar só no campus do Castelo Branco. A UFPB avança ao bairro de Mangabeira.

Em Mangabeira já funciona o Núcleo de Processamento de Alimentos (NUPPA). Nesse campus vão funcionar também o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), o Centro de Informática (CI), o Centro de Iniciação Tecnológica (CIT) e o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP).

Essas novas unidades formam o novo campus da UFPB. O Campus de Mangabeira que vem sendo construído dotado de infraestrutura, de recursos humanos e materiais, com padrão de qualidade.

CTDR

As obras do CTDR já estão avançadas. São seis blocos envolvendo laboratórios, salas de aulas, administrativo, ambiente dos professores e centros acadêmicos.

O CTDR contempla três cursos de graduação: Tecnologia em gestão pública, Tecnologia de alimentos e Tecnologia de produção sucroalcooleira. Cada um ofertado nos turnos tarde e noite. O diretor do CTDR, Marcelino Cavalheiro, destacou que uma das vantagens é o fato de quem trabalha poder freqüentar a universidade. “Com isso o mercado de trabalho vai estar muito mais próximo dessas pessoas”, acrescentou.

Enquanto aguarda os acabamentos finais das obras no novo campus em Mangabeira o CTDR, segundo informou o seu diretor, vem desenvolvendo suas atividades utilizando à tarde os espaços do campus I, na cidade universitária, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e à noite as salas de aula do Centro de Tecnologia (CT). “Nós estamos aguardando os acabamentos finais das obras do CTDR”, frisou.

Numa visita às obras do CTDR em Mangabeira o estudante Renato Abreu, do curso de Tecnologia em Gestão Pública, observou um avanço nas obras do Centro. “O que vai proporcionar futuramente um maior conforto ao alunado e o corpo docente, além dos técnico-administrativos. Trata-se de um avanço para a UFPB que vai proporcionar um número ainda maior de ingressos de alunos no ensino superior”, disse o estudante.

Centro de Informática

O campus da UFPB em Mangabeira começa a ser instalado numa área de 45 hectares. O professor do Centro de Informática (CI), Guido Lemos, destacou o potencial do novo campus em Mangabeira para o crescimento do novo Centro. “Temos intenção de crescer. Somente hoje o nosso Centro vai chegar em cinquenta professores, quando terminarem os concursos que estão para serem abertos. Nos temos três cursos de graduação, bacharelado em Computação, Engenharia em Computação e Matemática Computacional. Esses três cursos quando tiverem quatro anos de funcionamento vamos ter em torno de 1.000 a 1.200 alunos de graduação”.

Segundo Guido Lemos, o Centro de informática já abriga hoje curso de pós-graduação com mais de 200 estudantes. “A nossa meta é chegar a 100 professores, ter em torno de 1.000 alunos de pós-graduação e 2.500 a 3.000 estudantes de graduação. Queremos crescer com qualidade e planejamos estar também entre os cinco melhores centros de informática do Brasil no futuro”.

Iniciação Tecnológica

A UFPB, mais do que construir novas instalações, amplia o acesso ao ensino público. De acordo com a coordenadora de Infraestrutura do Reuni, Ana Taygi, o novo campus, inicialmente, vai dispor de mais de 500 vagas por ano para novos alunos matriculados na graduação. E mais: o novo Campus vai promover a inclusão social com o Centro de Iniciação Científica e Tecnológica.

Esse Centro de Iniciação Científica e Tecnológica vai contribuir com a formação dos estudantes do ensino médio da rede pública, com cursos de Matemática, Física, Química, Biologia, Línguas portuguesa e estrangeiras.  Oferecendo a esses alunos possibilidades de ingressar em cursos que exigem mais dessas disciplinas.

Todo esse acesso ao ensino superior vem sendo projetado numa área privilegiada. Cercada de muito verde, entre a Praia do Seixas e o bairro de Mangabeira. A ocupação do novo campus respeita a natureza.

Ana Taygi explicou que é interesse da instituição manter essa área de vegetação, respeitando o meio ambiente. “Vamos fazer uma ponte de acesso ao NUPPA, ligando a parte mais baixa à parte alta do novo Campus que estamos criando. Neste projeto de urbanização tem as vias de acesso preservando a bacia hidrográfica do Rio Cabelo”, explicou.

IDEP

Do campus de Mangabeira a UFPB desenha um novo mapa de oportunidades para a Paraíba agregando o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba que vai promover novas oportunidades econômicas, políticas públicas, modernização do Estado e Municípios, inovações tecnológicas, infraestrutura, recursos naturais, arte e cultura paraibana.

O IDEP agrega 15 laboratórios de ponta da UFPB. E vai criar mais sete novos. Que vão permitir a UFPB fazer mais pela Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB