Estudante da UFPB é a grande vencedora de Concurso de Reportagem

Flávia Lopes obteve o primeiro lugar no Concurso Universitário promovido pelo Jornal da Paraíba, com a reportagem sobre pesquisa realizada na UFPB, no campus de Areia, pelo professor de Zootecnia Marcelo Rodrigues. A pesquisa estuda a aplicação de micro-organismos eficazes na piscicultura (especificamente dos peixes tilápias).

Estudante do Curso de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba - Campus I/João Pessoa, Flávia Lopes Sales do Nascimento, 20 anos, foi a vencedora do Concurso Universitário de Reportagem do Jornal da Paraíba.

Ela obteve o primeiro lugar com a reportagem “Peixes e micro-organismos eficazes: cooperação animal”, tendo sido presenteada com um ipad, e ainda terá sua reportagem publicada por aquele periódico.

Flávia Lopes Sales do Nascimento está no 5º período de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, e teve o professor Carmélio Reynaldo como orientador da reportagem. “Minha reportagem premiada, intitulada “Peixes e microorganismos eficazes: cooperação animal”, fala sobre uma pesquisa realizada na UFPB, campus de Areia, pelo professor de zootecnia Marcelo Rodrigues. Essa pesquisa estuda a aplicação de micro-organismos eficazes na piscicultura (especificamente dos peixes tilápias). Esses micro-organismos aceleram o processo de decomposição dos efluentes (matérias produzidas por indústrias ou resultantes de esgotos domésticos lançados no meio ambiente). Além de ajudar na saúde dos peixes, e consequentemente na saúde de quem os consome, eles também cooperam para a reutilização das águas das criações de peixes em irrigações de pequenos cultivadores”, explicou.

Orientador

A aluna da UFPB explicou que “para poder enviar a reportagem para o concurso, eu precisava ter um professor orientador, e quando pensei nessa pauta pedi ajuda ao professor Carmélio Reynaldo. Na primeira vez que ele leu me disse que não tinha nada o que corrigir, mas que eu tinha que fazer uma coisa mais diferente, pois matérias enviadas para concurso precisam de um toque especial. Ele, na verdade, me deu uma injeção de ânimo que ajudou a aquecer minha criatividade. No fim das contas a matéria juntou literatura com sustentabilidade, pois gosto de jornalismo literário e tive que dar um jeito de encaixá-lo nessa reportagem. Como falo de animais então pensei em fazer uma analogia com as fábulas”, resumiu.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira