Programa de Pós-Graduação em Música promove recitais no CCTA

Neste domingo (30), a Sala de Concertos Radegundis Feitosa é palco de dois importantes eventos artísticos. Às 17h acontece o Recital de Conclusão do Curso de Bacharelado em Música de Uaná Barreto. Já às 20h o pianista paulista Renato Figueiredo apresenta um Recital de Piano composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB). Os recitais têm entrada franca e são abertos à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Uaná Barreto é aluno do Curso de Bacharelado em Música, orientado pela professora Luciana Noda. Participou do Festival Internacional de Música de Piracicaba - SP e tocou para pianistas renomados como Michael Uhde, Anna Kanina, Cristina Cappareli, Joana Holanda, entre outros.  No seu recital, às 17h deste domingo (30), o pianista apresentará obras de Beethoven, Schumann, Bach, Busoni e Villa-Lobos.

Renato Figueiredo é Mestre em Musicologia, Bacharel e Licenciado em Música pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), pianista do Coral Paulistano “Mário de Andrade” do Teatro Municipal de São Paulo, professor de Piano da Escola Municipal de Música de São Paulo e professor de Piano e Música de câmara da Faculdade de Música da FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco). De 2003 a 2011, foi professor de Piano da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira, e, de 1996 a 2014, professor de Piano do Conservatório Municipal de Guarulhos. Deve sua formação pianística a Elisa Capocchi e a Gilberto Tinetti, em cuja classe graduou-se na USP. Nos EUA, aperfeiçoou-se com Robert Brownlee, na Universidade de Houston, Texas. Aconselhou-se ainda com Paul Badura-Skoda, Yara Bernette, Jean Louis Steurman, Moura Castro, Homero de Magalhães, Caio Pagano, Marco Antônio de Almeida, Achille Picchi e Edmundo Hora.

Em 2013 esteve em turnê pela Áustria, Grécia e Itália (julho), realizando recitais que incluíram primeiras audições europeias de obras de Leopoldo Miguez, Osvaldo Lacerda, Antonio Ribeiro e Camargo Guarnieri. No programa deste domingo (30), às 20h, o pianista tocará obras de Leopoldo Miguez, Francisco Braga, Henrique Oswald, Osvaldo Lacerda, Antonio Ribeiro e Camargo Guarnieri.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do PPGM/CCTA