OSUFPB faz concerto de encerramento do ano nesta sexta-feira (12)

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza grande concerto de encerramento do ano junto com o Coro de Câmara Villa-Lobos, nesta sexta-feira (12), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Campus I da UFPB. A entrada é franca. Aliás, é na Sala Radegundis Feitosa onde a OSUFPB se apresenta regularmente todas as sextas-feiras.

O concerto, que terá a regência do maestro Carlos Anísio, apresentará um repertório especial para o Natal e, além da participação do Coro de Câmara Villa-Lobos, terá o pianista Danilo Jatobá (foto) como solista nas Seis Valsas Humorísticas para Piano e Orquestra, Op. 22,1903, de Alberto Nepomuceno.

Este concerto encerra um ano de consagração da OSUFPB, que realizou dezesseis concertos sempre no mesmo local, mantendo a proposta pedagógica de se apresentar em diversas formações para trazer ao público amante da boa música as diversas sonoridades possíveis a partir dos instrumentos sinfônicos. Com este intuito, a OSUFPB se desmembra em naipes, gerando subgrupos, como cordas, metais, sopros, percussão, além de uma versão OSUFPB Jovem e outra OSUFPB Pop, ocasião em que promove amplo diálogo com a música popular.

Com essa proposta, a Orquestra abre o leque para diversas possibilidades de repertório a partir de cada formação, o que serve de deleite para o público, que já se habituou com os concertos das sextas-feiras. Para coroar o perfil didático da OSUFPB, o maestro convidado sempre faz breve palestra sobre o repertório vinte minutos antes do início do concerto, o que recomenda a chegada do público pelo menos meia hora antes do espetáculo.

Após este concerto a OSUFPB entra em recesso, só devendo retornar suas atividades em março de 2015, quando apresentará para o público o seu calendário de concertos para o ano todo.

A OSUFPB é administrada pelo Laboratório de Música Aplicada do Centro de Comunicação Turismo e Artes da UFPB. O Lamusi é coordenado pelo professor do Departamento de Música (DeMus), Heleno Costa Filho, o “Costinha”, e a coordenadora é a professora Luceni Caetano.

Richard Wagner(1813-1883)

Siegfried-Idyll, WWV 103, 1870

Alberto Nepomuceno** (1864 -1920)

Seis Valsas Humorísticas para Piano e Orquestra, Op. 22,1903

Solista: Danilo Jatobá

Randall Thompson (1899-1984)

Alleluia, 1940

Glory to God in the Highest, 1958

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Jesus, Alegria dos Homens, BWV 147a, 1723

César Franck (1822-1890)

Panis Angelicus*, 1872

Solista: Fátima França

Carlos Anísio (1957) e Vinícius de Moraes (1913-1980)

O Filho do Homem, 1988

Klécius Caldas (1919-2002) e Armando Cavalcanti (1914-1964)

Noite Azul*, 1949

Noel Rosa(1910-1937) e João de Barro (1907-2006)

As Pastorinhas*, 1934

Franz Gruber (1787-1863)

Noite Feliz*, 1818

Letra de Frei Pedro Sinzig (1876-1952)

Carlos Anísio

Graduou-se em Música (1983) pela UFPB. Em 1997 obteve o título de Mestre em Regência Orquestral pela UFBA, realizando, sob a orientação do Dr. Erick Vasconcelos. Desde 1996 atua à frente do Coro de Câmara Villa-Lobos, grupo com o qual gravou 4 CDs.Docente do Departamento de Música da UFPB, desde 1991, ocupou os cargos de Chefe do DeMús, por três mandatos e Coordenador de Extensão Cultural da PRAC de 2009 a 2012.Exerce intensa atividade como compositor, arranjador, diretor e produtor musical em projetos fonográficos, de audiovisual e deartes cênicas. Em 2011 assumiu juntamente com Eli-Eri Moura, a direção artística da Orquestra de Câmera da Cidade de João Pessoa

Danilo jatobá

Natural de Fortaleza, Danilo Jatobá é bacharel em Piano pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde estudou sob os cuidados da professora Ms. Nelma Dahas. Obteve o título de Mestre em Música, subárea de Práticas Interpretativas,  pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), orientado pela profa. Dra. Lúcia Barrenechea. Premiado em concursos de piano e em editais públicos de Cultura,  Danilo Jatobá já participou de diversos recitais solos, música de câmara, concerto de banda sinfônica e como solista de orquestra. Atualmente, é pianista concursado do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria