Encontro avalia ações desenvolvidas em saúde popular

Acontece desta quinta-feira (18) até sábado (20) no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB), Campus I em João Pessoa, o IV Encontro Estadual do Movimento Popular de Saúde (MPOS) e Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS).

O Movimento Popular de Saúde da Paraíba, MOPS-PB, tem, desde o final da década de 1970, ampla ação no desenvolvimento de múltiplas práticas a nível local e comunitário relativas ao reconhecimento e valorização de modos de cuidados integrais, da promoção da saúde e tratamento que consideram o saber e a autonomia das pessoas, particularmente das práticas e movimentos populares de saúde. Nessa caminhada, o MOPS-PB vem reunindo sujeitos de práticas e movimentos populares de saúde, bem como trabalhadores e trabalhadoras da saúde, comprometidos com a luta cotidiana pela garantia do direito a saúde e da organização social de sujeitos articulados nesta perspectiva.

Em 2014, são diversas atividades realizadas, com visitas a experiências, movimentos e práticas populares de vários municípios de todo o Estado, através de vivências; com realização de cursos de formação; promoção dos Fóruns Permanentes de Educação Popular em Saúde da Paraíba, em parceria com o Núcleo de Educação Popular em Saúde da Paraíba; e promoção de reuniões ampliadas para construção do MOPS-PB e ANEPS-PB.

A trajetória do MOPS-PB e da ANEPS-PB será amplamente avaliada neste IV Encontro, bem como será dada visibilidade às várias experiências, movimentos e práticas que os compõem atualmente.

Quinta-feira - 18/12/2014

16h - Acolhimento: Danças Circulares com Janine Nascimento e Aldenildo Costeira (Coordenadores do Projeto PalhaSUS/UFPB)

17h - Roda de diálogo: "Desafios da conjuntura política atual do Brasil e suas repercussões para os movimentos sociais populares"

Debatedores(as): Eymard Vasconcelos (UFPB/REDEPOP), Simone Leite (ANEPS/MOPS-SE), Ernande Prado (UFPB/VEPOP/REDEPOP), Palmira Lopes (MOPS-PB/ANEPS-PB)

Coordenação: Pedro Cruz (UFPB/ANEPOP-PB)

19h30 - Momento Cultural: Roda de Capoeira

Sexta-feira - 19/12/2014

8h - Mística com Betânia Silva (UBM)

9h - Painel - Os movimentos e práticas populares de saúde e suas frentes de luta na Paraíba.

Coordenação: Andréia Vargas (UFPB/MOPS-PB/ANEPS-PB)

Apresentação de cada um dos coletivos representados na ANEPS e no MOPS Paraíba.

- CNEP - Centro de Educação Popular de Nova Palmeira: Nêga Lourdes

- Universidade Popular em Assentamentos no Estado da Paraíba (Brejo e Zona da Mata): Francisco Carneiro (Tico)

- Luta pela revitalização do Açude do Bodocongó em Campina Grande: Francisco Nascimento (Santo da Terra)

- Horta Popular Boa Esperança (Programa de Extensão PINAB): Dôra Costa Brito e Eulina Ferreira

- Fitoterapia e Práticas Sustentáveis em Bananeiras: Luis Joaquim do Nascimento

- Movimento Popular de Saúde em Jacaraú: Palmira Lopes

10h - Lanche coletivo

10h30 - Continuação do painel.

12h - Intervalo.

14h - Vivência de Arteterapia com Alan (Programa de Extensão PINAB/UFPB)

15h - Continuação do painel

- A sabedoria popular e a pesca em Baia da Traição: Chico do Norte

- A Saúde e o MST na Paraíba: Assentamento Tiradentes: Ricardo

- A arte e a cultura no Quilombo: experiência de Gurugi: Josenildo

- As ações de saúde da população negra: pelos povos de terreiro (Vanuza Cavalcanti - Ilê Axé Omidewá/João Pessoa); pelas mulheres negras (Terlúcia Silva – Bamidelê) e pela juventude negra (Suzani Ludmila – Juventude Viva/Ministério da Saúde).

- O movimento feminista e seus desafios: Betânia Silva – União Brasileira de Mulheres / Cunhã Coletivo Feminista.

- O Movimento LGBT e as ações em saúde – MEL, Maria Quitéria e MovBi.

17h00 - Lanche coletivo

17h30 - Encerramento com Ciranda de Dona Palmira Lopes (MOPS- PB/ANEPS-PB)

Sábado - 20/12/2014

8h30 - Roda de diálogo - O MOPS e a ANEPS na Paraíba em 2014: avaliação da trajetória