UFPB e Instituto de Tecnologia de Pernambuco discutem parceria

A doutora Adélia Araújo, uma das maiores autoridades em toxicologia do Brasil, se reuniu, na última sexta (12), com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, para tratar de assuntos ligados à cooperação técnica entre a universidade e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco.

Quem também participou do encontro foram os pró-reitores, João Marcelo e Marcelo Sobral, o superintendente do Hospital Universitário, Arnaldo Medeiros, professores do curso de Nutrição e representante da feirinha agroecológica que acontece todas as sextas na UFPB.

A intenção é firmar uma parceria entre as instituições, tanto no que diz respeito à capacitação de estudantes de várias áreas, entre elas, agronomia e nutrição, como também no suporte aos produtores da feirinha, para que eles possam comercializar produtos orgânicos com certificado de qualidade.

Outros encontros foram agendados para definir os detalhes dessas parcerias.

Sobre o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP)

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco, associação civil de direito privado sem fins econômicos, qualificada como organização social, é um centro de referência regional na oferta de soluções tecnológicas para o setor produtivo, visando à modernização e ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco e da Região Nordeste.

Criado em 1942, o ITEP atua no atendimento às principais demandas dos setores econômicos estratégicos do Estado e do Nordeste, priorizando as propostas que promovem a redução de desigualdades tecnológicas regionais e a inclusão social, através da geração de novos empregos e novos empreendimentos, além da melhoria de competitividade tecnológica dos empreendimentos já existentes e dos arranjos produtivos locais.

O ITEP atua, entre outras áreas, nas de Segurança Alimentar: agrotóxicos e contaminantes em alimentos e bebidas alcoólicas, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados: combustíveis, solventes, álcool e biodiesel e Normalização, Qualidade e Certificação: laboratorial, industrial, ambiental, agronegócio e gestão.

Serviço

A feirinha agroecológica é realizada toda sexta-feira, na UFPB, das 4h ao meio-dia. Lá podem ser encontradas frutas, verduras, hortaliças, raízes e produtos processados, como queijos e bolos.

Ascom UFPB - Débora Freire