Professora Rosilda Sá da UFPB expõe no Rio de Janeiro

A mostra Dentro/Fora/Junto acontece a partir desta segunda-feira (7), na Galeria Gustavo Schnoor e no Salão 1, no Centro Cultural da Universidade Estadual do Rio

O Departamento Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) inaugura nesta segunda-feira (7), às 19h, na Galeria Gustavo Schnoor e no Salão 1, no Centro Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),  a exposição Dentro/Fora/Junto, que reunirá produções da artista e  docente Rosilda Sá, do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e do  coletivo de artistas ‘O Círculo’, composto por integrantes da UERJ e da  comunidade da Mangueira.

A mostra tem o objetivo de apresentar trabalhos que foram criados a partir de um modo colaborativo de produção artística, resultados da interação dos artistas envolvidos. A reflexão sobre a presença da cerâmica na arte contemporânea é o outro propósito da mostra que também será discutido no Seminário Cerâmica Contemporânea nos dias 7, 14, 22 e 24 de novembro, na Midiateca e no Salão 1 do Centro Cultural da UERJ.

As obras apresentadas − peças de cerâmica, fotografias, instalações sonoras e performances − são não apenas resultados da troca entre comunidades distintas, porém próximas, como a UERJ e a Mangueira, mas também simbolizam a capacidade de interação de saberes, do acadêmico e do popular, e ao mesmo tempo, leva a refletir sobre a presença da cerâmica na arte contemporânea.

O nome da mostra Dentro/Fora/Junto remete à ideia/conceito de panela, objeto de nosso cotidiano apresentado pelos artistas como forma de pensarmos sobre as formas continentes, pois segundo Isabela Frade, integrante do coletivo ‘O Círculo’ e coordenadora do Projeto Cerâmica Viva da UERJ: “o que contém é, acima de tudo, o vazio. [...] o alimento também se remete como algo de dentro. Fabrica a nutrição do corpo e do sentimento”, explica.

A disposição das obras, na Galeria Gustavo Schnoor e no Salão 1, também aderiu ao nome/conceito da  exposição: algumas obras ficarão no interior da galeria e outras no  espaço exterior, no Salão 1, constituindo também o dentro/fora. O "junto" remete à união de saberes, do coletivo de artistas ‘O Círculo’ e da artista Rosilda Sá, que apesar de distintos se entrosam.

A abertura da exposição contará com três apresentações: Coral do Meio-Dia, da UERJ, Coletivo 13 Numa Noite e da poetisa Helena Sá.

Os trabalhos ficam em exposição até o dia 25 de novembro, no horário das 9h às 20h, com entrada franca.

Programação do Seminário

07/11 - Os Múltiplos e os Encontros: a experiência colaborativa com a cerâmica – Palestrante: Rosilda Sá (UFPB) - das 18h às 19h no Salão 1 do Centro Cultural da UERJ

14/11 - O Corpo do Mundo em Sonho de Gigantas - Palestrante: Coletivo de Arte O CÍRCULO - das 18h30 às 20h no Salão 1 do Centro Cultural da UERJ

22/11 - Processos de colaboração na produção de arte contemporânea: práticas, riscos e armadilhas – Palestrante: Luiz Sérgio Oliveira (PPGCA-UFF) - das 18h30 às 20h na Midiateca do Centro Cultural da UERJ