Projeto de ex-aluno da UFPB ganha prêmio promovido pelo MEC

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o pernambucano Jayse Antônio da Silva Ferreira foi escolhido como o melhor professor do Brasil na categoria Ensino Médio, no 8º Prêmio Professores do Brasil promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Jayse ganhou o prêmio com o projeto “Eu Sou uma Obra de Arte: Etnias do Mundo”, desenvolvido este ano na Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando, que fica em Itambé (PE).

A premiação ocorreu na noite de quinta-feira (11), numa cerimônia realizada no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim.

“Estou muito feliz pelo reconhecimento do trabalho, que só foi possível porque contei com o apoio dos alunos, dos meus colegas professores, da direção da escola, dos pais e dos comerciantes de Itambé”, destacou Jayse.

O prêmio teve 6.808 concorrentes de todo o País. Foram premiados 39 professores em oito categorias (cada categoria teve cinco finalistas). Cada um recebeu R$ 6 mil. “Além de estar entre os cinco premiados no ensino médio, fui escolhido com o melhor projeto entre esses cinco”, comemorou Jayse. Pelo prêmio extra ele ganhará mais R$ 5 mil.

Jayse Antônio da Silva usou a fotografia para quebrar preconceitos e levantar a autoestima dos alunos. Ele decidiu realizar um projeto didático para apresentar os conceitos de fotografia, cinema e, ao mesmo tempo, trabalhar os conceitos de beleza para os alunos. Intitulada “Eu sou uma obra de arte”, a iniciativa consistiu em descobrir semelhanças físicas entre alunos e pessoas famosas, incluindo até mesmo obras de arte, como a pintura clássica de Leonardo da Vinci, a Monalisa. Os estudantes foram caracterizados e fotografados tais quais os personagens. O resultado do trabalhou acabou se tornando uma exposição realizada na Biblioteca de Pedras de Fogo, município da Paraíba, vizinho a Itambé. Moradores das duas cidades puderam apreciar a exposição. Além dessa mostra, as fotos resultaram em um calendário para o ano letivo de 2014.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria