Abertas inscrições de trabalhos para encontro de música popular

Está programado para o período de 11 a 15 de maio, em Porto Alegre (RS), o I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade (MusPopUni), que terá como tema “O estado da arte do ensino de Música Popular nas universidades brasileiras: avanços e desafios”. Organiza o evento a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Compõem o comitê científico, além da UFRGS, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS).

Pesquisadores, professores, profissionais em geral e estudantes envolvidos com música popular podem inscrever até 28 de fevereiro suas propostas de trabalhos para o evento. O processo de recebimento e avaliação dos trabalhos ficará a cargo do Comitê Científico.

O I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade (MusPopUni) pretende reunir professores, pesquisadores, estudantes e interessados em geral envolvidos com a inserção da música popular nos ambientes acadêmicos.

No Brasil, esse movimento, gestado e fundamentado primordialmente pelos nascentes cursos de pós-graduação em música a partir dos anos 1980, tem seu marco inicial com a criação do Bacharelado em Música Popular da UNICAMP, em 1989. Em 1998, sua proposta foi seguida pela UNIRIO, que implantou o segundo Bacharelado em Música Popular do Brasil. Especialmente nos últimos anos, outras universidades federais e estaduais aderiram ao Ensino Superior de música popular: Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Curso Sequencial de Formação Específica, 2005; Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Bacharelado Interdisciplinar em Música Popular, 2009; UFPB - Curso Superior em Música Popular, 2009; UFMG - Bacharelado em Música Popular, 2009; UFPel -  Bacharelado em Música Popular, 2013.

A UFRGS implantou seu Bacharelado em Música Popular em 2012 e, no ano em que a primeira turma de estudantes está prestes a concluir a graduação, sedia esse Encontro, que terá representantes de cursos pioneiros, para discutir avanços e desafios do ensino da música popular na universidade.

Mais informações pelo telefone: (51) 3308-4325; pelo email: encontromusicapopular@ufrgs.br; ou na página: www.ufrgs.br/musicapopularnauniversidade

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria