UFPBaja vence competição realizada em Camaçari-Bahia

A competição reuniu as equipes Baja das faculdades e universidades de Engenharia do Norte e do Nordeste, e o protótipo Inexorável 2011 foi o campeão

A equipe do Projeto Baja da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), formada por alunos de Engenharia Mecânica e Produção, participou de 4 a 6 de novembro, na cidade de Camaçari/BA da competição que reuniu as equipes de Baja SAE das faculdades e universidades de engenharia do Norte e do Nordeste.

O protótipo 2001 UFPBaja Inexorável  foi o campeão do evento, somando 776,88 pontos, no cômputo geral, obtendo mais quatro premiações em 1º lugar: Timming, Melhor Projeto, Melhor Aceleração/Velocidade e Melhor enduro de Resistência . A equipe da UFPB ainda ficou na 2ª colocação no quesito 5 “S”.

Em 2º lugar geral, na disputa, ficou a equipe da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), com 566,27 pontos, obtidos no total e em 3º lugar ficou a Universidade de Pernambuco (UPE), com pontuação global de 547,79.

A equipe da UFPB conquistou também o direito de representar o Brasil como espectadores no Campeonato Mundial de MiniBaja, que será realizado nos Estados Unidos, no próximo ano.

Este é o Bi campeonato regional da Equipe UFPBaja, a equipe foi campeã nordestina pela primeira vez em 2009 com o protótipo UFPBaja Indubitável.

A SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Brasil é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1991, que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Baja SAE é atualmente o projeto ligado à engenharia de produto mais difundido nas universidades. Consiste em projetar e construir veículos off-road de estrutura tubular com algumas especificações pré-estabelecidas, e tem como finalidade disputar as competições realizadas pela SAE Brasil e pela SAE Internacional nas quais os protótipos são avaliados em relação a superioridade das soluções e desempenho, e sobre a viabilidade comercial de um produto baseado no conceito apresentado.

O objetivo do projeto é construir protótipos que participam dessas competições e submeter os estudantes às atividades similares que os engenheiros formados desempenham, em um ambiente dinâmico, competitivo e de trabalho em grupo. Aprendem o processo completo de desenvolvimento de um produto, desde sua concepção até a viabilização do projeto.

Contato pelo telefone (83) 3216-7356 Departamento de Engenharia Mecânica.

Agência de Notícias da UFPB/ Com Assessoria