Depois de período de recesso na UFPB no início de 2015, a OSUFB faz apresentação de encerramento do período letivo 2014.2, nesta sexta-feira (6), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, Campus I, local onde se apresenta regularmente. A entrada é gratuita.
Neste concerto, a Orquestra se apresenta na sua versão OSUFPB Cordas, sob a regência do seu maestro titular Marcos Arakaki. No repertório serão apresentadas obras de Heitor Villa-Lobos, Edward Elgar, W. A. Mozart e Gustav Holst. Os organizadores recomendam que o público chegue pelo menos meia hora antes do concerto, já que é de praxe a realização de uma minipalestra proferida pelo maestro sobre as obras apresentadas.
Depois desse evento que marca o encerramento do período letivo da instituição, a OSUFPB votará a atuar em abril, com concertos semanais devidamente programados para que o público possa acompanhar as atividades do movimento sinfônico da UFPB.
A programação para o ano todo será divulgada no início do próximo período e manterá as apresentações da Orquestra em sua formação completa, além de promover a manifestação de seus subgrupos, como cordas, sopros, percussão e metais. Também há uma versão Jovem, que contempla os propósitos pedagógicos da UFPB e uma versão Pop, que provoca a união de músicos de formação erudita e popular, manifestando um repertório que passeia pela música popular brasileira e de outros países.
Os eventos são coordenados pelos professores do DEMUS Leonardo Meira (coordenador do LAMUSI) e Aynara Dilma Vieira da Silva (diretora da OSUFPB) e têm o apoio do Departamento de Música (DEMUS) e Departamento de Educação Musical da UFPB, ambos do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).
Programa
Heitor Villa-Lobos................................. – Bachianas Brasileiras N. 4
- Prelúdio
Edward Elgar ....................................... – Serenade
- Allegro
- Larghetto
- Allegretto
W. A. Mozart. ....................................... – Divertimento em Ré Maior - K. 136
- Allegro
- Andante
- Presto
Gustav Holst ........................................– Suite Saint Paul
- Jig
- Ostinato
- Intermezzo
- Finale
Maestro Marcos Arakaki
Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA), com apoio da Fundação Vitae. Vem dirigindo importantes orquestras brasileiras, como as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba, a Petrobras Sinfônica, as sinfônicas de Campinas, da USP, a Orquestra de Câmara da Osesp e a Orquestra Experimental de Repertório.
No exterior, dirigiu orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, Ucrânia e República Tcheca. Realizou turnês nacionais e regionais com a Camerata Fukuda, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
À frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, gravou em 2010 a trilha sonora para o filme “Nosso Lar,” composta por Philip Glass. Entre 2007 e 2010, trabalhou como regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente é regente titular da OSUFPB.
Músicos:
Violino 1
Vinícius Ferreira Amaral (SPALLA)
Rodrigo de Almeida Eloy Lobo
Flávia de Castro Machado Freire
Violino 2
Juliana Santos Rezende de Araújo Couto
Marcelo Antônio Fernandes Vasconcelos
Viola
Anne Katarine Leite de Souza Lucena
Renata Simões Borges da Fonseca
Violoncelo
Antônio Luiz Drummond Miranda
Andrêyna Dinoá Duarte Guerra
Contrabaixo
Victor Mesquita Vieira
Contatos pelo telefone (83) 3216-7143.