Alunos do PET promovem XIII Semana da Computação

A equipe de alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciência da Computação do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba promove, de 23 a 26 de março, a XIII Semana da Computação, evento que apresentará um panorama das inovações tecnológicas da área para os atuais e novos alunos do CI, através de palestras de professores e renomados profissionais do mercado.  Toda a programação terá lugar nas novas instalações do Centro de Informática, no campus de Mangabeira.

A abertura está marcada para as 8h30 do dia 23, quando o diretor do CI, Guido Lemos, dará as boas vindas aos feras, falará das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Centro e abordará as perspectivas de crescimento da unidade de ensino, a partir da nova estrutura física e laboratorial.

No mesmo dia, o estudante de informática Fernando Brito fará palestra sobre o tema “ Liberte o hacker que há dentro de você”, às 9h. Na ocasião ele dirá aos participantes o real significado da palavra hacker e contará suas experiências quando começou a cultivar projetos pessoais libertando o hacker que havia dentro de si.

Às 10h, o professor Dimas Casimiro Filho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tratará do tema “Qualidade de dados: importância e desafios”. Nessa palestra ele vai falar como essa área vem crescendo de forma exponencial devido ao seu impacto crítico sobre a eficácia das tarefas e processos na era da informação, sendo desafiada, principalmente, por conceitos como Big Data e dados não estruturados.

Ainda no turno da manhã, a partir das 10h50, Roberto Junior, professor de desenvolvimento de jogos, falará sobre “Mercado de games na Paraíba”. O palestrante irá relatar sua experiência em startups além da trajetória no ensino. “Quais as armadilhas e desafios que um aspirante a desenvolvedor de jogos deve saber”.

Às 14h30, o público terá a oportunidade de conhecer Vinnie de Oliveira, CEO & Co-founder at Glocal Arts and QuickIMOB.  A ênfase da apresentação é a sua vivência de 10 anos no exterior, com foco em empreendedorismo digital e startups. A Glocal Arts, da qual é integrante e um dos fundadores, é o primeiro marketplace focado em artes visuais do Brasil. Essa startup já conta com mais de 600 artistas brasileiros cadastrados e participando de eventos nacionais e internacionais.

O primeiro dia da XIII Semana da Computação conta, ainda, com mais dois palestrantes. A professora Tatiana Tavares, do CI, que abordará, às 15h15, o tema “Soluções em tecnologia assistiva: como promover e ampliar habilidades de comunicação através de dispositivos móveis”.  Tatiana Tavares dividirá a abordagem dessa temática como os pesquisadores Thiago Fonseca, Eliza Oliveira, Otávio Mota e Plinio Dias.

Às 16h20, o professor Andrei de Araujo Formiga discorrerá sobre  “Programação funcional: é hora de aprender”. Ele é pesquisador da área de linguagens de programação e autor do livro “OCaml: programação funcional na prática”. Programação completa no link http://semcomp20151.petccufpb.com.br/

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do CI